À perplexidade, a complexidade: a relação entre consumo e identidade nas sociedades contemporâneas

Ana Lucia Enne

Resumo


Este artigo busca refletir sobre a relação entre consumo e identidade nas sociedades atuais, tomando como ponto de partida alguns exemplos concretos, mas em especial os otaku, jovens japoneses que optam por viver uma vida virtual, com referências ao universo pop e digital. Nossa questão principal é tentar entender a construção das identidades sociais como processo cultural e de que maneira se dá, no mundo contemporâneo, a relação desse processo com a mídia e o consumo.
Palavras-chave: Identidade; consumo; otaku; processo.
ABSTRACT
This article intends to be a reflection on the relation enters consumption and identity in the current societies, taking as starting point some concrete examples, as the otaku, japanese young that living a virtual life, with references to the universe pop and digital world. Our question is to understand the construction of the social identities while cultural process and the relation of this process with the media and the consumption.
Keywords: Identity; consumption; otaku; process.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v3i7.68

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: SCOPUS lREVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  |  

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br