“Tá, tá movimentando”
a indústria editorial e o TikTok no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v20i58.2802Palavras-chave:
Booktoker, Booktok, TikTok, Leitura Compartilhada, mercado editorialResumo
A partir da comunidade literária booktok esta pesquisa busca compreender como a apropriação da plataforma TikTok impacta a indústria editorial no Brasil. O objetivo é atentar como booktokers atualizam o conceito de leitura compartilhada na era digital repercutindo no consumo literário e em novas práticas de popularização da leitura. Metodologicamente, o estudo é exploratório de viés qualitativo, com inspiração na netnografia. Foram monitoradas as hashtags #fofocaliterária e #booktokbr, no período de dezembro de 2021 até julho de 2022, com a coleta de vídeos classificados pela plataforma como de maior relevância. Os resultados apontam para a diversidade de conteúdos e o papel de influência dos booktokers como agentes importantes para o mercado editorial.