“Tá, tá movimentando”

a indústria editorial e o TikTok no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v20i58.2802

Palavras-chave:

Booktoker, Booktok, TikTok, Leitura Compartilhada, mercado editorial

Resumo

A partir da comunidade literária booktok esta pesquisa busca compreender como a apropriação da plataforma TikTok impacta a indústria editorial no Brasil. O objetivo é atentar como booktokers atualizam o conceito de leitura compartilhada na era digital repercutindo no consumo literário e em novas práticas de popularização da leitura. Metodologicamente, o estudo é exploratório de viés qualitativo, com inspiração na netnografia. Foram monitoradas as hashtags #fofocaliterária e #booktokbr, no período de dezembro de 2021 até julho de 2022, com a coleta de vídeos classificados pela plataforma como de maior relevância. Os resultados apontam para a diversidade de conteúdos e o papel de influência dos booktokers como agentes importantes para o mercado editorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Depexe, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Comunicação pela da Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Marina Judiele dos Santos Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES.

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Depexe, S., & dos Santos Freitas, M. J. (2023). “Tá, tá movimentando”: a indústria editorial e o TikTok no Brasil. Comunicação Mídia E Consumo, 20(58). https://doi.org/10.18568/cmc.v20i58.2802

Edição

Seção

Artigos