Estratégias multimídia de incentivo à leitura: estudo do caso Dom Casmurro

Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira, Raquel Timponi Pereira Rodrigues, Júlio Altieri Monteiro

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar estratégias de recursos multimidiáticos para promover o hábito e o prazer à leitura. Para isso, é feita a análise do caso da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, divulgada em diversos produtos e suportes (mashup de livros, seriados, audiolivro, livroclip), que exploram múltiplas sensorialidades, linguagens e formas de narrativa. Diante da dificuldade do ensino tradicional com o tema, almeja-se atrair os jovens para a leitura da obra original.

Palavras-chave


Leitura; multimídia; educação; cognição; Dom Casmurro

Referências


ANDERSON, C. Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

ARENDT, H. Acrise na educação. In: ___. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Pers¬pectiva, 1961.

BARBERO, J. M.; REY, G. Os Exercícios do Ver. Hegemonia audiovisual e ficção tele¬visiva. São Paulo: Senac, 2001.

CLARK, A. Mindware: an introduction to the philosophy of cognitive science. Nova York; Oxford: Oxford University Press, 2001.

DENNETT, D. Kinds of minds. New York: Basic Books, 1996.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

___. Extensão ou Comunicação? 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2008.

JOHNSON, S. De cabeça aberta: conhecendo o cérebro para entender a personalidade humana. Trad. Diego Alfaro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Philosophy in the flash. Nova York: Basic Books, 1999.

MAMEDE-NEVES, M. A. O (re)encanto de ler e ouvir histórias. (curso ministrado no 1º. Sem. 2011.) Disponível em: Acesso em: 30 ago. 2010

McKENZIE, D. F. Bibliography and the sociology of texts. Cambridge: Cambridge Uni¬versity Press, 2004.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. rev. São Paulo: Boitempo, 2010.

MORAVEC, H. P. Mind children. Harvard University Press, 1988.

PIAGET, J. A psicogênese do conhecimento e sua significação epistemológica. In: PIAGET, J. ; Chomsky, N. (org.). Teorias da Linguagem, Teorias da Aprendizagem. Trad. Rui Pacheco. Lisboa: ed. 70, 1985.

PESQUISABRASILEIRADE MÍDIA2014: hábitos de consumo de mídia pela popula¬ção brasileira. Brasília: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), fev. 2014.

RELATÓRIOPROLER. Ministério da Cultura. Fundação Biblioteca Nacional. Progra¬ma Nacional de Incentivo à Leitura, Dez 2010.

RETRATODALEITURADOBRASIL. Instituto Pró-Livro. Coord. Observatório do livro e da Leitura. Execução: Ibope Inteligência, 2007/2008.

RORTY, R. El pragmatismo, una versión: antiautoritarismo em epistemologia y ética. [s.l.], [s.d.]. (Universalidad y Verdad.)

SARLO, B. Escenas de la vida posmoderna: intelectuales, arte y videocultura en la Ar¬gentina. Buenos Aires: Ariel, 1999.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Sites consultados:

CAPITU. Cena final. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Rede Globo, 2008. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6ImCMJecazs&feature=related. Acesso em: 15 jul. 2011.

GAMES INVADEM AS SALAS DE AULA. Matéria exibida no programa televisivo Olhar Digital. Disponível em: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_vi¬deos/ games-invadem-as-salas-de-aula. Acesso em: 25 mar. 2011.

JOGOS EDUCATIVOS. Matéria exibida no programa televisivo Olhar Digital. Dispo¬nível em: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/jogos_educativos. Acesso em: 8 mar. 2011.

MAMEDE-NEVES. O(re)encanto de ler e ouvir histórias. Disponível em: Acesso em: 30 ago 2010.

PROJETOMIL CASMURROS. Disponível em: http://www.milcasmurros.com.br/. Acesso em: 15 jul. 2011.

PNLL/Plano Nacional do Livro e Leitura. Ministério da Cultura, Ministério da Educação. Relatório 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2011.

SITE SÉRIE CAPITU. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2011.

VIDEOGAMES PODEM AJUDAR JOVENS COM PROBLEMAS DE APRENDI¬ZADO. Matéria exibida no programa televisivo Olhar Digital. Disponível em: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/estudo_mostra_que_videoga¬mes _podem_ajudar_jovens_com_problemas_de_aprendizadoad. Acesso em: 4 jul. 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v12i33.755

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br