Rituais pós-modernos de consumo: O reencantamento presente numa pena perpétua

Autores

  • Karla Patriota Bronsztein Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, PE
  • Bruno Anselmo da Silva Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i36.1023

Palavras-chave:

Consumo, Pós-modernidade, Reencantamento, Identidade

Resumo

Relacionamos neste artigo as práticas de consumo atuais com a noção de reencantamento do mundo, como postulado na leitura feita por Pierucci, do conceito de mundo desencantado de Max Weber. Tomamos como base para tal aproximação o processo assinalado por Maffesoli e Bougnoux, de revalorização do sentimento e dos contatos mais primitivos nas relações sociais pós-modernas e as análises de Bauman sobre a “sociedade de consumidores”. A leitura acerca da lógica ritual que perpassa, tanto consumo quanto magia, revela-se desafiadora e ao mesmo tempo bastante profícua para que se observe a emergência de um possível reencantamento do mundo via consumo.  

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Biografia do Autor

Karla Patriota Bronsztein, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, PE

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora adjunta 4 do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM).

Bruno Anselmo da Silva, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, PE

Mestrando em Comunicação do PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE

Referências

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Bronsztein, K. P., & da Silva, B. A. (2016). Rituais pós-modernos de consumo: O reencantamento presente numa pena perpétua. Comunicação Mídia E Consumo, 13(36), 10–27. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i36.1023

Edição

Seção

Artigos