A religião dos celulares: consumo de tecnologia como expressão de fé entre evangélicos e umbandistas

Autores

  • Sandra Rubia da Silva Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v12i35.1048

Palavras-chave:

Telefones celulares, Bluetooth, Consumo, Evangélicos, Umbanda

Resumo

Ao longo de onze meses de trabalho de campo em um bairro de camadas populares em Florianópolis, pude constatar importantes conexões entre o consumo de telefones celulares e a vivência da religiosidade entre evangélicos e umbandistas. Neste artigo, exploro as maneiras pelas quais os telefones celulares estão presentes no discurso e nas práticas religiosas desses dois grupos, percebendo o celular tanto como mediador positivo quanto negativo. A partir da análise do material etnográfico, argumento que a associação entre  religião e uso de telefones celulares, além de aliviar a experiência da pobreza, traz renovadas possibilidades de expressão da identidade religiosa. Sugiro também que a dimensão política está presente, na medida em que suas funcionalidades – em especial o bluetooth e o SMS -  auxiliam na disseminação do discurso religioso e na obtenção de novos adeptos.

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Biografia do Autor

Sandra Rubia da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS

Doutora em Antropologia Social (UFSC, 2010), com período sanduíche no Departamento de Antropologia do University College London, sob orientação do prof. Daniel Miller. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

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Publicado

2015-12-08

Como Citar

Silva, S. R. da. (2015). A religião dos celulares: consumo de tecnologia como expressão de fé entre evangélicos e umbandistas. Comunicação Mídia E Consumo, 12(35), 110–128. https://doi.org/10.18568/cmc.v12i35.1048

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global