Compreendendo o papel dos sujeitos no ato de linguagem: estudo de caso das manifestações de 15 de março de 2015 no Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1071

Palavras-chave:

Análise do discurso, Política, Redes sociais digitais, Sujeito, Twitter

Resumo

Este artigo analisa as hashtags usadas em interações publicadas no Twitter nas manifestações de 15 de março de 2015 e a resposta dada pela presidente Dilma Rousseff e o governo em pronunciamento à imprensa, buscando definir os sujeitos do ato de linguagem, estabelecer seu papel e verificar a efetivação do contrato de comunicação. Esta pesquisa apresenta reflexões de Lévy e Lemos (2010), Santaella e Lemos (2010) e Israel (2010) sobre redes sociais digitais e Twitter; e Charaudeau (2014) sobre contrato de comunicação, ato de linguagem e seus sujeitos. A partir da análise, percebe-se que os eleitores estão exteriores à configuração verbal, assumindo o papel de EUc e deixando para as hashtags o de EUe; a presidente Dilma é o TUd e o governo, o TUi. Também se constata que o contrato de comunicação foi firmado, pois o TUi reconhece as mensagens do EUc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Poliana Lopes, Universidade Feevale, Porto Alegre, RS

Doutoranda e bolsista Prosup/Capes no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais.

Denise Castilhos de Araújo, Universidade Feevale, Porto Alegre, RS

Professora titular da Universidade Feevale, no Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e nos cursos de Comunicação Social e Design.

Referências

ARQUIVO 19. Protestos no Brasil 2013. Publicado em jun. 2014. Disponível em: <http://www.artigo19.org/protestos/>. Acesso em: 21 jun. 2016.

BAKHTIN M. M. A interação verbal. In: Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010.

BAKHTIN M. M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BENVENISTE, E. O aparelho formal da enunciação. In: Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989.

CHARAUDEAU, P. Problemas de abordagem na análise do discurso. In: Linguagem e discurso: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014a.

CHARAUDEAU, P. O signo entre o sentido da língua e o sentido do discurso. In: Linguagem e discurso: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014b.

CHARAUDEAU, P. O ato de linguagem como encenação. In: Linguagem e discurso: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014c.

FAUSTO, B. História do Brasil. 2.ed. São Paulo: Editora da USP, 1995.

GARCÍA, M.; DALY, A. J.; SUPOVITZ, J. Desvelando climas de opinión por medio del Social Media Mining y Análisis de Redes Sociales en Twitter. El caso de los Common Core State Standards. Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales. v. 26, n. 1, 2015. DOI: <http://dx.doi.org/10.5565/rev/redes.531>.

GRUPO DE MÍDIA SÃO PAULO. Mídia Dados Brasil 2014. Disponível em: <http://sunflower2.digitalpages.com.br/html/reader/119/38924> Acesso em: 5 ago. 2015.

GUTEMBERG, A.; LEAL, Z. S. O jogo político na arena midiática: uma análise do enquadramento noticioso na cobertura das manifestações de março de 2015. In: Temática (2015), Ano XI, n.05, maio/2015, p.103-115. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2016.

IBOPE (2014). A internet é a principal fonte de entretenimento para 43% dos jovens, aponta IBOPE Media. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/A-internet-e-a-principal-fonte-de-entretenimento-para-43-dos-jovens-aponta-IBOPE-Media.aspx>. Acesso em: 10 fev. 2015.

IBOPE (2014). Internet é a primeira fonte de informações para 47% dos brasileiros, aponta estudo. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Internet-e-a-primeira-fonte-de-informacoes-para-47-dos-brasileiros-aponta-estudo.aspx>. Acesso em: 10 fev. 2015.

IBOPE (2014). No Brasil, maioria dos internautas são mulheres. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/No-Brasil,-maioria-dos-internautas-s%C3%A3o-mulheres-.aspx>. Acesso em: 13 fev. 2015.

ISRAEL, S. Introdução. IN: A era do Twitter – como a ferramenta de mídia colaborativa mais dinâmica da atualidade pode revolucionar seus negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LEMOS, A.; LÉVY, P. As comunidades e redes sociais on-line. In: O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010a.

LEMOS, A.; LÉVY, P. O espaço virtual da cultura. In: O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010b.

MANIFESTAÇÕES contra Dilma levam multidão às ruas do País. O Estado de São Paulo, São Paulo, 15 mar. 2015. Disponível em: <http://politica.estadao.com.br/noticias/geral, manifestacoes-contra-dilma-levam-multidao-as-ruas-do-pais,1651418>. Acesso em: 25 jul 2015.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE OS ASSUNTOS NO TWITTER. Disponível em: <https://support.twitter.com/articles/268981-perguntas-frequentes-sobre-os-assuntos-no-twitter>. Acesso em: 12 jul. 2015.

PERUZZO, C. M. K. Movimentos sociais, redes virtuais e mídia alternativa no junho em que “o gigante acordou”?. MATRIZES, São Paulo, v.7, n.2, p. 73-93, jul./dez. 2013.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C.. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

PRONUNCIAMENTO de Ministros sobre as manifestações (15/03/2015). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SUJseHEQESE>. Acesso em: 01 ago 2015.

PROTESTOS anti-Dilma reúnem mais de 2 milhões de pessoas pelo País. Jornal O Globo, São Paulo, 15 mar. 2015. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/brasil/protestos-anti-dilma-reunem-mais-de-2-milhoes-de-pessoas-pelo-pais-15602344>. Acesso em: 25 jul. 2015.

PROTESTOS contra o governo reúnem quase um milhão pelo País. Folha de São Paulo, São Paulo, 15 mar.2015. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1603286-protestos-contra-o-governo-reune-quase-1-milhao-pelo-pais.shtml>. Acesso em: 25 jul. 2015.

SANTAELLA, L.; LEMOS, R. Inflow vs. Outflow: Twitter e microdesign de ideias. In: Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Summus, 2010a.

SANTAELLA, L.; LEMOS, R. Visualizando laços sociais no Twitter: o continuum na era dos fluxos. In: Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Summus, 2010b.

SOARES, F. B. A fala de Dilma sobre corrupção: análise da influência dos protestos de 15 de março de 2015 nas postagens do Facebook. In: Anais do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Intercom Sul. Joinville, 04 a 06 jun. 2015. Disponivel em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2015/resumos/R45-0547-1.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2016.

TWITTER completa 8 anos: veja os números da rede social. Revista Exame, São Paulo, 20 mar. 2014. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/twitter-completa-8-anos-veja-os-numeros-da-rede-social#19>. Acesso em: 01 ago. 2015.

Publicado

2016-09-01

Como Citar

Lopes, P., & de Araújo, D. C. (2016). Compreendendo o papel dos sujeitos no ato de linguagem: estudo de caso das manifestações de 15 de março de 2015 no Twitter. Comunicação Mídia E Consumo, 13(37), 29–53. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1071

Edição

Seção

Artigos