Vozes em aliança e vozes em confronto: a autoria nos domínios discursivos do processo de produção da publicidade contemporânea

Autores

  • Fábio Hansen Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1133

Palavras-chave:

Autoria, Discurso publicitário, Criação publicitária, Sujeito-consumidor, Ciberpublicidade

Resumo

A cadeia discursiva da publicidade atravessa uma fase de reconfigurações. O cenário de profusão de vozes, mesclado ao engajamento do consumidor nos processos produtivos em busca de autorrepresentação, transforma o fazer publicitário. É um fenômeno comunicacional que viola concepções previamente estabelecidas, dentre elas a noção de autoria aplicada à publicidade. Como perspectiva norteadora - tensionada à Análise de Discurso francesa, de orientação pecheutiana - tem-se o enfoque na ciberpublicidade como preâmbulo para examinar as condições de produção da narrativa publicitária. O reflexo da interatividade digital é o fortalecimento da autoria na dimensão do sujeito-consumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Hansen, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, PR

Professor adjunto no departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná, onde coordena o curso de Comunicação Social, e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPR) na linha de pesquisa Comunicação, Educação e Formações Socioculturais.

Referências

ATEM, G. N.; TAVARES, M. A. O pathos discursivo na Ciberpublicidade. In: ATEM, G. N.; OLIVEIRA, T. M. de; AZEVEDO, S. T. de (Org). Ciberpublicidade: discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. Rio de Janeiro: E-Papers, 2014.

AUGUSTO, C. Mobilização Social pela Propaganda: uma questão de ética. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Porto Alegre, 2004.

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 5. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

CASAQUI, V. Contratos comunicativos da comunicação publicitária contemporânea: sentidos da produção e do consumo nas estratégias de publicização. In: ATEM, G. N.; OLIVEIRA, T. M. de; AZEVEDO, S. T. de (Org). Ciberpublicidade: discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. Rio de Janeiro: E-Papers, 2014.

CAPOTE FILHO, H. S. Criatividade: o avesso do avesso, do avesso, do avesso. In: NICOLA, R. M. S. Ensaios sobre docência universitária. Curitiba: PUCPRess, 2014.

COVALESKI, R. O discurso do consumidor e a réplica do anunciante: identidade e alteridade nas plataformas digitais. In: ATEM, G. N.; OLIVEIRA, T. M. de; AZEVEDO, S. T. de (Org). Ciberpublicidade: discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. Rio de Janeiro: E-Papers, 2014.

FAUSTO NETO, A. Nas bordas da circulação. Revista Alceu. Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 55-69, jan/jun. 2010.

GONTIJO, S. O livro de ouro da comunicação. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

HANSEN, F. (In)verdades sobre os profissionais de criação: poder, desejo, imaginação e autoria. Porto Alegre: Entremeios, 2013.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2007.

HOWE, J. O poder das multidões: por que a força da coletividade está remodelando o futuro dos negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

INDURSKY, F. Da heterogeneidade do discurso à heterogeneidade do texto e suas implicações no processo da leitura. In: ERNST-PEREIRA, A.; FUNCK, S. B. (Org.). A escrita e a leitura como práticas discursivas. Pelotas: Educat, 2001.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

MARTÍN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MITTMANN, S. Texto imagético e autoria. In: INDURSKY, F.; MITTMANN, S.; FERREIRA, M. C. L. Memória e história na/da Análise do Discurso. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

ORLANDI, E. Discurso e Leitura. 2. ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

ORLANDI, E. Interpretação: autoria efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 2 ed. Campinas: Unicamp, 1993.

SANTAELLA, L. Intersubjetividade nas redes digitais: repercussões na educação. In: PRIMO, A. A internet em rede. Porto Alegre: Sulina, 2013.

SHIRKY, C. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

Publicado

2016-09-01

Como Citar

Hansen, F. (2016). Vozes em aliança e vozes em confronto: a autoria nos domínios discursivos do processo de produção da publicidade contemporânea. Comunicação Mídia E Consumo, 13(37), 54–75. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1133

Edição

Seção

Artigos