Entre mídia e comunicação: origens e modalidades de uma dicotomia nos estudos da área

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero - FCL, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i38.1154

Palavras-chave:

Comunicação, Epistemologia, Teoria da Comunicação

Resumo

Embora as palavras “mídia” e “comunicação” muitas vezes apareçam de maneira indistinta nos estudos da área, em termos epistemológicos essa relação talvez não seja óbvia. Este texto propõe que, embora tomadas como sinônimas, cada uma dessas expressões revela um posicionamento epistemológico, discutido a partir de três aspectos: (a) entre as noções de “mídia” e “comunicação” como recorte de estudos; (b) entre demandas acadêmicas e de mercado na formação das teorias; (c) entre a palavra “comunicação” e sua utilização como operador epistemológico delimitador de uma área. Essas tensões são pensadas a partir dos referenciais de pesquisa da epistemologia da comunicação.

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Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero - FCL, São Paulo, SP

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

Martino, L. M. S. (2016). Entre mídia e comunicação: origens e modalidades de uma dicotomia nos estudos da área. Comunicação Mídia E Consumo, 13(38), 10–28. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i38.1154