Trilhas de um espaço de pesquisa: o GT Epistemologia da Comunicação da Compós

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v11i31.782

Palavras-chave:

Epistemologia, Teoria da Comunicação, Pesquisa, Compós

Resumo

A discussão epistemológica é um dos principais temas da área de Comunicação. Mas o que, de fato, constitui uma "questão epistemológica"? Este texto delineia o problema a partir das principais tendências de investigação do Grupo de Trabalho "Epistemologia da Comunicação" da Compós. Foram analisados 126 artigos apresentados entre 2001 e 2013, observando os temas e as referências empregadas. Notou-se uma concentração de pesquisas em torno do fundamento de teorias específicas, seguidos pela discussão das fronteiras da área, seus métodos, objetos e autores. As referências dos artigos mostram alto grau de diversidade conceitual - mais da metade dos autores são citados uma só vez. O texto discute esses resultados identificando uma tensão entre a riqueza da pluralidade epistemológica e os riscos de uma excessiva dispersão na área evidenciadas no espaço de discussão sobre epistemologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Doutor em ciências sociais pela PUC/SP. Docente no Programa de Mestrado em Comunicação na Contemporaneidade na Faculdade Cásper Libero, São Paulo, SP, Brasil

Referências

BARBOSA, M. Paradigmas de construção do campo comunicacional. In: WEBER, M. H.; BENTZ, I. E HOHFELDT, A. Tensões e objetos da pesquisa em Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002.

BRAGA, J. L. Disciplina ou Campo? O desafio da consolidação dos estudos de Comunicação. In: FERREIRA, J.; PIMENTA, F. J. P.; SIGNATES, L. Estudos de Comunicação: transversalidades epistemológicas. São Leopoldo: Unisinos, 2010b.

BRAGA, J. L. Análise performativa: cem casos de pesquisa empírica. In: _____; LOPES, M. I.V.; MARTINO, L. C. Pesquisa empírica em Comunicação. São Paulo: Paulus, 2010c.

BRAGA, J. L.; LOPES, M. I.V.; MARTINO, L. C. Pesquisa empírica em Comunicação. São Paulo: Paulus, 2010.

COHN, G. et alli. Campo da Comunicação. João Pessoa: Editora da UFPB, 2001.

FELINTO, E. Da Teoria da Comunicação às teorias da mídia. Texto apresentado no XX Encontro da Compós. Porto Alegre: UFRGS, Junho 2011.

FERREIRA, G. M. et alli (orgs.). Teorias da comunicação: trajetórias investigativas. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010.

FERREIRA, J. Campo acadêmico e epistemologia da comunicação. In: LEMOS, A. et alli (orgs.) Mídia.br. Porto Alegre: Sulina, 2003.

FERREIRA, J. Questões e linhagens na construção do campo epistemológico da Comunicação. In:_______ (org.). Cenários, teorias e metodologias da Comunicação. Rio de Janeiro: e-papers, 2007.

FERREIRA, J.(org.). Cenários, teorias e metodologias da Comunicação. Rio de Janeiro: e-papers, 2007.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2009.

LIMA, V. Mídia: teoria e política. São Paulo: Perseu Abramo, 2001.

LOPES, M. I. V. Sobre o estatuto disciplinar do campo da Comunicação. In: ______. Epistemologia da Comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.

MARTINO, L. C. Teorias da Comunicação: muitas ou poucas? Cotia: Ateliê, 2007.

MARTINO, L. M. S. A ilusão teórica no campo da comunicação. Famecos, no.38. Junho-. Agosto. Porto Alegre, 2008.

MARTINO, L. M. S. A influência de fatores políticos na formação epistemológica do campo da comunicação no Brasil. Texto apresentado no I Confibercom. São Paulo: Agosto de 2011a.

MARTINO, L. M. S. A disciplina interdisciplinar. Texto apresentado no XVI Intercom Sudeste. São Paulo, 10 a 12 de maio de 2011b.

MARTINS, L. Teorias da comunicação no século XX. Brasília: Casa das Musas, 2005.

MATTOS, M. A. Intermitências epistêmicas da Comunicação. In: PINTO, J. e SERELLE, M. Interações Midiáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PIMENTA, F. J. P. Jogos, redes sociais e a crise no campo da Comunicação. Trabalho apresentado no 5º Simpósio Nacional da ABCiber. Florianópolis: UFSC, Novembro 2011.

SANTAELLA, L. Comunicação e Pesquisa. São Paulo: Hacker, 2003.

SANTOS, R. As Teorias da Comunicação. São Paulo, 2003.

WEBER, M. H.; BENTZ, I. E HOHFELDT, A. Tensões e objetos da pesuquisa em Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002.

Textos do GT mencionados no artigo

ALBUQUERQUE, A. Os desafios epistemológicos da Comunicação mediada pelo computador. Trabalho apresentado no 11o. Encontro da Compós. Rio de Janeiro, junho 2002.

ANDACHT, F. A Síndrome de Prometeu: um obstáculo no desenvolvimento do campo da comunicação. Trabalho apresentado no 14o. Encontro da Compós. Niterói, junho 2005.

BARROS, L. M. Os meios ou as mediações: qual o objeto de estudo da comunicação? Trabalho apresentado no 17o. Encontro da Compós. São Paulo, junho 2008.

BRAGA, J. L. A interação como contexto da Comunicação. Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Juiz de Fora, junho de 2012.

BRAGA, J. L. Comunicação, disciplina indiciária. Trabalho apresentado no 16o. Encontro da Compós. Curitiba, junho 2007.

BRAGA, J. L. Dispositivos interacionais. Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Porto Alegre, junho 2011.

BRAGA, J. L. Nem rara, nem ausente - tentativa. Trabalho apresentado no 20o. Encontro da Compós. Rio de Janeiro, junho 2010.

CASTRO, J. C. L. Questões epistemológicas em torno do uso da teoria lacaniana dos discursos na área de comunicação. Trabalho apresentado no 22o. Encontro da Compós. Salvador, junho 2013.

FERRARA, L. D'A. A comunicação entre hábito e consciência. Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Juiz de Fora, junho 2012.

FERRARA, L. D'A. A epistemologia de uma comunicação indecisa. Trabalho apresentado no 22o. Encontro da Compós. Salvador, junho 2013.

FERRARA, L. D'A. Comunicar e Semiotizar. Trabalho apresentado no 16o. Encontro da Compós. Bauru, junho 2006.

FERREIRA, J. Algumas linhagens de construção do campo epistemológico da comunicação. Trabalho apresentado no 16o. Encontro da Compós. Curitiba, junho 2007.

FERREIRA, J. Campo acadêmico e epistemologia da comunicação. Trabalho apresentado no 12o. Encontro da Compós. Recife, junho 2003.

FERREIRA, J. Proposições que circulam sobre a epistemologia da comunicação. Alguns sabores diferenciados possíveis em um espaço reflexivo. Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Juiz de Fora, junho 2012.

FRANÇA, V. R. V. Crítica e metacrítica: contribuição e responsabilidade das teorias da comunicação. Trabalho apresentado no 22o. Encontro da Compós. Salvador, junho 2013.

FRANÇA, V. R. V. Paradigmas da Comunicação: conhecer o quê? Trabalho apresentado no 9o. Encontro da Compós. Brasília, junho 2001.

HOLANDA, A. e LEMOS, A. Do paradigma ao cosmograma. Sete Contribuições da Teoria Ator-Rede para a Pesquisa em Comunicação. Trabalho apresentado no 22o. Encontro da Compós. Salvador, junho 2013.

KÜNSCH, D. A. Do conceito de um deus único e perfeito a teorias que não dialogam. Trabalho apresentado no 19o. Encontro da Compós. Rio de Janeiro, junho 2010.

LOPES, M. I. V. A telenovela como narrativa da nação Notas para uma experiência metodológica em comunidade virtual. Trabalho apresentado no 17o. Encontro da Compós. São Paulo, junho 2008.

LOPES, M. I. V. Comunicação, disciplinaridade e pensamento complexo. Trabalho apresentado no 16o. Encontro da Compós. Curitiba, junho 2007.

LOPES, P. R. A música tensionada entre a logosfera e a semiosfera. Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Juiz de Fora, junho 2012.

LOVISOLO, H. Epistemologia prática do campo da comunicação. Trabalho apresentado no 11o. Encontro da Compós. Rio de Janeiro, junho 2002.

MACHADO, I. Comunicação, um Problema Semiótico? Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Brasília, junho 2001.

MARCONDES FILHO, C. A Comunicação no sentido estrito e o Metáporo. Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Juiz de Fora, junho 2012.

MARCONDES FILHO, C. De repente, o prédio falou comigo. Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Porto Alegre, junho 2011.

MARTINO, L. C. Abordagens e representação do campo comunicacional. Trabalho apresentado no 15o. Encontro da Compós. Bauru, junho 2004.

MARTINO, L. C. História e Identidade: Apontamentos Epistemológicos sobre a fundação e fundamentação do campo comunicacional. Trabalho apresentado no 13o. Encontro da Compós. São Bernardo do Campo, junho 2002.

MARTINO, L. M. S. Do debate epistemológico à sala de aula: a disciplinarização da epistemologia no ensino da(s) Teoria(s) da Comunicação. Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Juiz de Fora, junho 2012.

LOPES, P. R. M. Vidro: o grau zero da visibilidade. Trabalho apresentado no 17o. Encontro da Compós. São Paulo, junho 2008.

MORAES, A. L. C. Epistemologia dos Estudos Culturais: Da dialética ao materialismo cultural. Trabalho apresentado no 20o. Encontro da Compós. Porto Alegre, junho 2011.

OLIVEIRA, A. C. Comunicação e produção semiótica do sentido. Trabalho apresentado no 18o. Encontro da Compós. Belo Horizonte, junho 2009.

PICADO, J. B. Por que a Semiótica Interessa às Teorias da Comunicação? Trabalho apresentado no 9o. Encontro da Compós. Brasília, junho 2001.

PIMENTA, F. J. P. A Máxima Pragmática E A Pesquisa Em Comunicação. Trabalho apresentado no 22o. Encontro da Compós. Salvador, junho 2013.

PIMENTA, F. J. P. Semiótica, como teoria da representação, e o campo da Comunicação. Trabalho apresentado no 16o. Encontro da Compós. Curitiba, junho 2007.

RASLAN FILHO, G. Encruzilhadas do campo científico da Comunicação Ou: em busca de uma epistemologia ontológica. Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Juiz de Fora, junho 2012.

ROTHBERG, D. Método e objeto na pesquisa em Comunicação. Trabalho apresentado no 13o. Encontro da Compós. São Bernardo do Campo, junho 2004.

SIGNATES, L. Encontros de teoria e ética: a relação epistemológica da comunicação e as questões éticas contemporâneas. Trabalho apresentado no 14o. Encontro da Compós. Niterói, junho 2005.

SIGNATES, L. Epistemologia da comunicação na democracia: a centralidade do conceito de comunicação na análise dos processos políticos. Trabalho apresentado no 20o. Encontro da Compós. Porto Alegre, junho 2011.

SILVEIRA, P. M. O revirão e o ciborgue: teoria da comunicação e psicanálise. Trabalho apresentado no 22o. Encontro da Compós. Salvador, junho 2013.

SILVEIRA, P. M. Poder das formações: o artista, o rei, a rainha, o quadro, o filme.... Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Juiz de Fora, junho 2013.

VIZER, E. A. Categorias compartidas entre la comunicación y el análisis social. Trabalho apresentado no 14o. Encontro da Compós. Niterói, junho 2005.

VIZER, E. A. Interfases entre procesos sociales y procesos de Comunicación. Trabalho apresentado no 15o. Encontro da Compós. Bauru, junho 2006

Downloads

Publicado

2014-08-29

Como Citar

Martino, L. M. S. (2014). Trilhas de um espaço de pesquisa: o GT Epistemologia da Comunicação da Compós. Comunicação Mídia E Consumo, 11(31), 159–177. https://doi.org/10.18568/cmc.v11i31.782