Narrativa televisiva: o ritmo na ficção audiovisual das séries de televisão
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v6i16.156Resumo
A construção das histórias de ficção tem pautas comuns na TV. Segundo o material investigado, pode-se dizer que se instauraram modelos estáveis de fabricação da ficção. A aceitação desses modelos parece um primeiro passo no encontro com o público. Renunciar a eles é um risco que quase sempre se traduz em baixos índices de audiência. Procuram-se algumas das chaves que poderiam servir para explicar as características morfológicas comuns a tais textos, chegando-se à descrição final de um novo constructo, o “ritmo dramático”, como elemento angular de tal explicação. Paralelamente, tenta-se estabelecer uma relação entre os matizes que diferenciam a estrutura rítmica de uns textos sobre outros e a relação desses com formatos concretos, o que necessariamente leva a admitir a existência de pautas rítmicas específicas no modo como cada formato apresenta a informação. Nesta investigação, analisou-se um corpus de 30 textos selecionados ao acaso, entre a transmissão de todos os conteúdos ficcionais de estreia e de produção nacional, programados pelas cadeias de âmbito estatal (TVE, A3 e T5) na Espanha, no período 1999-2000.Downloads
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Publicado
2010-01-21
Como Citar
Garcia a Garcia, F., & Martínez, P. J. G. (2010). Narrativa televisiva: o ritmo na ficção audiovisual das séries de televisão. Comunicação Mídia E Consumo, 6(16), 45–72. https://doi.org/10.18568/cmc.v6i16.156
Edição
Seção
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global