Publicidade Social e sua tipificação : uma metodologia de transformação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i52.2538

Resumo

O objetivo do presente trabalho é argumentar em que medida uma das perspectivas contra-hegemônicas da Publicidade Social Latino-americana, desenvolvida empiricamente, pode ser um terreno fértil, capaz de alimentar a reflexão que contribui para o fortalecimento de uma cidadania participativa com múltiplas vozes. Para tanto, apresentaremos o mapeamento epistemológico desenvolvido durante 6 anos, com a tipificação que demonstrará as derivações que sistematizaram esta vertente da publicidade: afirmativa, comunitária, causa, interesse público e transversal. A abordagem teórica conjugada com a pesquisa- -ação fortalece uma metodologia que possibilita o diálogo com uma realidade latino-americana, visto que respeita suas características históricas, culturais e geográficas sem sucumbir às bases teóricas do Norte Global.

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Biografia do Autor

Patrícia Gonçalves Saldanha, Universidade Federal Fluminense PPGMC - LaPA - Laccops

Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Professora Adjunta III da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, Comunicação Comunitária, Eventos e Editoração e Produção Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão humanista no social, construção contra-hegemônica, comunicação comunitária e possibilidade contra-hegemônica, Publicidade Comunitária/Social e Planejamento Estratégico e de Campanha Publicitária. Com forte atuação na estruturação e na vice-coordenação do LECC (Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária/ECO/UFRJ): na organização dos Encontros Bienais, palestras bimensais e atividades realizadas pelos Grupo de Estudos durante 10 anos. Atual coordenadora do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social) e membro fundador do INPECC (Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária). Membro Permanente do PPGMC – UFF (Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano). Atual Vice-Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2012-2016). No período em que teve sua Graduação trancada, finalizou 4 cursos de Curta Duração no Baruch College (NY/EUA). Graduou-se em Publicidade e Propaganda e tem significativa experiência no mercado profissional, além de larga experiência docente em Universidades Públicas e Privadas, com participação em bancas de graduação, mestrado e doutorado e orientações monográficas. Publicou artigos em eventos Nacionais e Internacionais.

Publicado

2021-08-17

Como Citar

Saldanha, P. G. (2021). Publicidade Social e sua tipificação : uma metodologia de transformação social. Comunicação Mídia E Consumo, 18(52). https://doi.org/10.18568/cmc.v18i52.2538

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global