Linguagem, consumo e felicidade: Discurso jornalístico e ambivalência

Autores

  • Marcelo Pereira da Silva Universidade Estadual Paulista Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Maria Dantas de Maio Embrapa Pantanal

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1570

Palavras-chave:

Consumo, Jornalismo, Análise Crítica de Discurso, Felicidade,

Resumo

A discussão em torno do consumo, do consumismo e do discurso da felicidade enleia-se à sociedade contemporânea. Fundamentados na Análise Crítica de Discurso, analisamos dois textos jornalísticos publicados no Brasil, em 2013, que tratam da relação entre consumo, vida e felicidade. Diante dessas problemáticas, colocamos na ribalta a ambivalência apensa ao discurso jornalístico sobre a felicidade no contexto de uma cultura de consumo, considerando que os sentidos que produz interferem no tecido social, pois as crenças sobre o mundo se adquirem por meio do discurso, o qual constitui e constrói o mundo em significados.

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Biografia do Autor

Marcelo Pereira da Silva, Universidade Estadual Paulista Universidade Federal do Maranhão

Bolsista Capes do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista – FAAC/Bauru – São Paulo.

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista, Faac-Bauru/Sp.

Professor do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão.

Ana Maria Dantas de Maio, Embrapa Pantanal

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) • Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) • Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (Uel) • Jornalista do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Pantanal desde 2007 • Líder do projeto “Construção da imagem da pecuária sustentável do Pantanal”, desenvolvido pela Embrapa entre 2010 e 2012 • Foi docente do curso de Jornalismo das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) • Membro do grupo de pesquisa Criticom – Comunicação empresarial no Brasil: uma leitura crítica, da Comtexto Comunicação e Pesquisa

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Publicado

2018-04-26

Como Citar

Pereira da Silva, M., & Dantas de Maio, A. M. (2018). Linguagem, consumo e felicidade: Discurso jornalístico e ambivalência. Comunicação Mídia E Consumo, 15(42), 182–203. https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1570

Edição

Seção

Artigos