Linguagem, consumo e felicidade: Discurso jornalístico e ambivalência
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1570Palavras-chave:
Consumo, Jornalismo, Análise Crítica de Discurso, Felicidade,Resumo
A discussão em torno do consumo, do consumismo e do discurso da felicidade enleia-se à sociedade contemporânea. Fundamentados na Análise Crítica de Discurso, analisamos dois textos jornalísticos publicados no Brasil, em 2013, que tratam da relação entre consumo, vida e felicidade. Diante dessas problemáticas, colocamos na ribalta a ambivalência apensa ao discurso jornalístico sobre a felicidade no contexto de uma cultura de consumo, considerando que os sentidos que produz interferem no tecido social, pois as crenças sobre o mundo se adquirem por meio do discurso, o qual constitui e constrói o mundo em significados.Downloads
Referências
BARROS FILHO, C.; MEUCCI, A. A vida que vale a pena ser vivida. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2008.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
__________. A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
__________. Danos colaterais: desigualdades sociais numa era global. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos – conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: URFJ, 2010.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Editora UNB, 2ª Ed. Brasília, 2016.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 2002.
HESSEL, S.; MORIN, E. O caminho da esperança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
LIPOVETSKY, G.; CHARLES, S. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
LIPOVETSKY, G. A sociedade da decepção. Barueri: Manole, 2007.
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A cultura – mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Cia das Letras, 2011.
MORIN, E. A Via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
NARDINI, R. Ministro pede a superação do modelo “sou feliz quando consumo”. Carta Capital, São Paulo, 23 ago. 2013. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/dialogos-capitais/gilberto-carvalho-propoe-dialogo-para-que-brasil-nao-se-baseie-apenas-em-consumo-1101.html>. Acesso em: 26 ago. 2017.
SILVA, F.P. A construção da ironia: “uma pittada de veneno?”. In: GREGOLIM, M. R; BARONAS, R.(Orgs.). Análise do discurso: as materialidades do sentido. São Carlos: Claraluz, 2007. p. 95-102.
SOUZA, K. ‘Divã contemporâneo’. Revista da Cultura, São Paulo, n. 74, set. 2013. Disponível em: <http://statics.livrariacultura.net.br/site/revista_da_cultura/pdfs/revista_cultura_edicao_074.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2017.
VAN DIJK, T.A. Discurso, notícia e ideologia: estudos na análise crítica do discurso. Famalicão: Campo das Letras, 2005.
WOLTON, D. É preciso salvar a comunicação. São Paulo: Paulus, 2006.