A Fotografia como Prática Conversacional de Dados: espacialização e sociabilidade digital no uso do Instagram em praças e parques na cidade de Salvador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1611

Palavras-chave:

Fotografia, Espaço Urbano, Instagram, Mediação

Resumo

Esse artigo investiga empiricamente a prática fotográfica através do aplicativo Instagram. Foram analisadas 305 imagens associadas à geolocalização de 4 praças e parques da cidade de Salvador. A análise foi desenvolvida através de três aspectos: processo de espacialização, processo de sociabilidade e processo de produção de si (retratos e selfies). O uso de metatexto (hashtags, legendas e emojis) e de dados de geolocalização indicam que a prática fotográfica se dá hoje enquanto uma prática conversacional de dados. Ela convoca uma ampla rede que passa pelo local escolhido, pelo artefato utilizado, pelas formas de edição e manipulação da imagem, pelos metatextos, pelas geotags, pelo procedimento algorítmico da rede social, pelas formas de compartilhamento... O uso da fotografia em redes sociais é um ator-rede, performativo, algorítmico, muito diferente da prática de produção de fotos analógicas ou mesmo digitais antes do surgimento dessas redes. Isso possibilita aos usuários a criação de um discurso/narrativa e de uma prática de dados relacionadas à fotografia até então inédita.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Pastor, Universidade Federal da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM/UFBA e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404)

André Lemos, Universidade Federal da Bahia

Professor titular da Facom/UFBA, Pesquisador 1A do CNPq e diretor do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom/UFBA)

Referências

BOULLIER, D. Habitele: mobile technologies reshaping urban life. URBE, v. 6, n. 1, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692012000200002&l>.

BOURDIEU, P. Un art moyen: essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1965.

CERTEAU, M. DE. L’invention du quotidien: arts de faire. Paris: Gallimard, 1990.

FLICKR BLOG. Smartphones Dominate Flickr Uploads in 2016. Disponível em: <http://blog.flickr.net/2016/12/06/smartphones-dominate-flickr-in-2016-apple-leads/>. Acesso em: 31 ago. 2017.

GÓMEZ CRUZ, E.; MEYER, E. T. Creation and Control in the Photographic Process: iPhones and the emerging fifth moment of photography. Photographies, v. 5, n. 2, p. 203–221, 2012.

GUNTHERT, A. L’image conversationnelle: les nouveaux usages de la photographie numérique. Études photographiques, v. 31, 2014.

HJORTH, L.; HENDRY, N. A Snapshot of Social Media : Camera Phone Practices. Social Media + Society, v. 1, n. 3, 2015.

HJORTH, L.; PINK, S. New visualities and the digital wayfarer: Reconceptualizing camera phone photography and locative media. Mobile Media & Communication, v. 2, n. 1, p. 40–57, 2014. Disponível em: <http://mmc.sagepub.com/lookup/doi/10.1177/2050157913505257>.

HOCHMAN, N. The social media image. Big Data & Society, v. 1, n. 2, p. 1–15, 2014. Disponível em: <http://bds.sagepub.com/content/1/2/2053951714546645.abstract>.

HOELZL, I.; MARIE, R. Brave New City : the image in the urban data-space. Visual Communication, v. 15, n. 3, p. 371–391, 2016.

INSTAGRAM BLOG. 700 Million. Disponível em: <http://blog.instagram.com/post/160011713372/170426-700million>. Acesso em: 31 ago. 2017.

LASÉN, A. Autoportraits numériques: un exemple de la médiation technologique du devenir des corps. In: GRANDJEAN, N.; LOBET-MARIS, C. (Org.). . Corps et Technologies: penser l’hybridité. Bruxelas: P.IE. Peter Lang, 2013. p. 83–110.

LASÉN, A.; GÓMEZ-CRUZ, E. Digital Photography and Picture Sharing: Redefining the Public/Private Divide. Knowledge, Technology & Policy, v. 22, p. 205–215, 2009.

LATOUR, B. Reassembling the Social. New York: Oxford University Press, 2005.

LENSVID. LensVid Exclusive : What Happened to the Photography Industry in 2016 ? Disponível em: <https://lensvid.com/gear/lensvid-exclusive-happened-photography-industry-2016/>. Acesso em: 31 ago. 2017.

LUPTON, D. Personal data practices in the age of lively data. In: DANIELS, J.; GREGORY, K.; MCMILLAN COTTOM, T. (Org.). . Digital Sociologies. Bristol: Policy Press, 2016.

MANOVICH, L. Exploring urban social media: Selfiecity and On Broadway. Code and the City, 2016.

RIVIÈRE, C. A. Téléphone mobile et photographie : les nouvelles formes de sociabilités visuelles au quotidien. Societes, v. 91, n. 1, p. 119–134, 2006.

SCHWARTZ, R.; HOCHMAN, N. The Social Media Life of Public Spaces: Reading Places Through the Lens of Geo-Tagged Data. In: WILKEN, R.; GOGGIN, G. (Org.). . Locative Media. New York: Routledge, 2014.

SHIELDS, R. Places on the margin: Alternative geographies of modernity. London: Routledge, 1991.

Publicado

2018-04-26

Como Citar

Pastor, L., & Lemos, A. (2018). A Fotografia como Prática Conversacional de Dados: espacialização e sociabilidade digital no uso do Instagram em praças e parques na cidade de Salvador. Comunicação Mídia E Consumo, 15(42), 10–33. https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1611

Edição

Seção

Artigos