Download, pirataria e resistência: uma investigação sobre o consumidor de música digital

Autores

  • Denise Franca Barros ESPM-RJ
  • João Felipe Rammelt Sauerbronn ESPM-RJ
  • Alessandra Mello da Costa UFRRJ - EBAPE-FGV-RJ
  • Leonardo Vasconcelos Cavalier Darbilly EBAPE-FGV-RJ
  • Eduardo André Teixeira Ayrosa EBAPE-FGV-RJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.188

Palavras-chave:

Resistência do consumidor, Download, Pirataria, Música digital

Resumo

Dentro do contexto das mudanças tecnológicas que afetaram a indústria fonográfica, o objetivo deste estudo é contribuir para a melhor compreensão a respeito de como consumidores de música digital percebem e entendem o “consumo ilegal” de música por meio da “pirataria virtual”. A partir de uma abordagem qualitativa, baseada no referencial de resistência do consumidor, foram identificadas quatro formas de resistência: 1) força de oposição ao mercado; 2) agência do consumidor; 3) “saída”; e 4) divergência diante da prática do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Franca Barros, ESPM-RJ

Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro (ESPM-RJ), pesquisadora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE-FGV-RJ).

João Felipe Rammelt Sauerbronn, ESPM-RJ

Professor pesquisador da FGV/Direito, Rio de Janeiro.

Alessandra Mello da Costa, UFRRJ - EBAPE-FGV-RJ

Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), pesquisadora da EBAPE-FGV-RJ.

Leonardo Vasconcelos Cavalier Darbilly, EBAPE-FGV-RJ

Professor da UFRRJ, pesquisador da EBAPE-FGV-RJ.

Eduardo André Teixeira Ayrosa, EBAPE-FGV-RJ

Professor adjunto da EBAPE-FGV-RJ.

Downloads

Publicado

2010-05-25

Como Citar

Barros, D. F., Sauerbronn, J. F. R., Costa, A. M. da, Darbilly, L. V. C., & Ayrosa, E. A. T. (2010). Download, pirataria e resistência: uma investigação sobre o consumidor de música digital. Comunicação Mídia E Consumo, 7(18), 125–151. https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.188

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)