Da montagem ao collage: found footage, voz-over e filme-ensaio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i48.1912

Palavras-chave:

found footage, voz-over metacrítica, filme-ensaio, collage, Seams (filme).

Resumo

Objetiva-se investigar, à luz de Seams (Karim Aïnouz, 1993), como a voz-over, o found footage e o filme-ensaio são colocados em relação, bem como comportam-se enquanto práticas criativas autônomas, em obras que reutilizem imagens de arquivo. Partimos da hipótese de que a aproximação entre esses elementos se dá sobretudo por meio do procedimento de montagem, encontrando-se frequentemente conectado com a noção de collage. Pretende-se analisar os procedimentos de montagem do filme, para por fim sinalizar que o collage é o responsável não apenas por colocar em relação criativa a voz-over, o found footage e o filme-ensaio, mas por garantir que esses elementos potencializem seus papeis narrativos diante da construção textual discursiva e crítica, sobre o machismo brasileiro, pretendida pelo curta-metragem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Almeida, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Publicado

2020-04-27

Como Citar

de Almeida, R. (2020). Da montagem ao collage: found footage, voz-over e filme-ensaio. Comunicação Mídia E Consumo, 17(48), 148–168. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i48.1912

Edição

Seção

Artigos