As relações entre horror e racismo no filme Corra!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i48.2094

Palavras-chave:

Horror, Racismo, Experiência estética

Resumo

O artigo discute como o filme Corra!, de Jordan Peele, apresenta experiências sensíveis do horror e do racismo nas sociedades contemporâneas. O conceito de horror é entendido a partir de Eugene Thacker (2011 e 2015) para quem a fruição com o gênero se dá no ato de pensar sobre um mundo impensável, não-humano e desconhecido. Considerado o outro na sociedade Ocidental, a condição de ser negro, categoria criada durante o processo de escravização e colonização para a desumanização dos africanos (GILROY, 2007), atende a essa definição do gênero. O ser negro causa horror em quem ignora a condição humana, ao mesmo tempo em que é afetado em sua humanidade pelo racismo. O texto promove o encontro de duas pesquisas que investigam as características das possíveis experiências estéticas do horror na contemporaneidade: pensando o fenômeno para além do medo (ACKER, 2018) com a que propõe uma crítica ao racismo estrutural a partir do midiático (CAMPOS, 2018).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Acker, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e mestre pela mesma instituição. Professora do curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. É bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e especialista em Cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Na ULBRA, participa do projeto de extensão Cine Diversidade, no qual realiza oficinas de formação audiovisual, exibições de filmes brasileiros e debates sobre Direitos Humanos e diversidade com alunos de escolas de ensino fundamental de Canoas e Esteio. Como jornalista, atuou em rádio, assessoria de comunicação, web e televisão. Possui interesse nas seguintes áreas: gêneros cinematográficos (sobretudo horror), cinema brasileiro, cinema e educação, comunicação e esporte, experiência estética, tecnologia, jornalismo esportivo e digital. É autora do livro Experiências estéticas do futebol no cinema brasileiro, lançado em 2018 pela Editora Appris.

Deivison Moacir Cezar de Campos

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, deivisondecampos@gmail.com.

Publicado

2020-04-27

Como Citar

Acker, A. M., & Campos, D. M. C. de. (2020). As relações entre horror e racismo no filme Corra!. Comunicação Mídia E Consumo, 17(48), 169–192. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i48.2094

Edição

Seção

Artigos