Produção e consumo de megaeventos esportivos – apontamentos em perspectiva antropológica
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v8i21.211Abstract
Este texto tem por objetivo mostrar que os espetáculos esportivos podem ser pensados como bens simbólicos convertidos em mercadorias. Para tanto, sugiro que se observe o aparato simbólico do clubismo e do nacionalismo, os dois principais circuitos de disputas no futebol. É no espectro desses circuitos que se produzem as identidades e alteridades que dão sentido aos jogos, para além da beleza ou torpeza das técnicas corporais. Procuro mostrar como a FIFA controla o circuito nacionalista, cuja Copa do Mundo é a mercadoria mais valiosa.Downloads
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Published
2011-05-17
How to Cite
Damo, A. S. (2011). Produção e consumo de megaeventos esportivos – apontamentos em perspectiva antropológica. Comunicação Mídia E Consumo, 8(21), 67–92. https://doi.org/10.18568/cmc.v8i21.211
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Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global
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