As novas territorialidades da informação e o não-lugar da notícia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i50.2276

Palavras-chave:

jornalismo, mídias sociais, consumo de mídia, territorialidades

Resumo

Este artigo busca relacionar o novo campo de fruição dos conteúdos noticiosos, aqui definidos como “novas territorialidades da informação”, com o crescente avanço das mídias sociais. Para tanto, apresenta os conceitos de territorialidade e não-lugar e os articula com os resultados da pesquisa de consumo de mídia Digital News Report, do Reuters Institute, divulgada em junho de 2019. Partindo da hipótese de que esses ambientes se efetivam como um espaço fluido e disperso de veiculação de conteúdos noticiosos e não-noticiosos, o artigo busca contribuir com uma reflexão a respeito dos impactos dos novos espaços de fruição da informação, que, dadas suas características peculiares, tendem a estimular a disseminação não apenas de relatos factuais apurados, mas também de conteúdos enganosos ou materializados de maneira não profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Guilherme da Costa Franco Silva D´Arcadia, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Mídia e Tecnologia (Unesp). Mestre em Comunicação (Unesp). Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (Unesp)

Juliano Maurício de Carvalho

Livre-docente em Políticas de Comunicação, Mídia e Indústrias Criativas. Pós-doutorado pela Universidade de Sevilha (2011) e Universidade Carlos III de Madri (2009). É Vice-coordenador do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, docente do Programa de Pós-Graduação Comunicação Midiática e líder do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade) do Departamento de Comunicação Social (DCSO) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bacharel em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Publicado

2020-11-17

Como Citar

da Costa Franco Silva D´Arcadia, J. G., & de Carvalho, J. M. (2020). As novas territorialidades da informação e o não-lugar da notícia. Comunicação Mídia E Consumo, 17(50), 521–535. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i50.2276