Duas questões de comunicação pública

Autores

  • Venício Lima ESPM

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v2i3.24

Resumo

O artigo tenta responder a duas questões com as quais os comunicadores públicos mas não somente eles se defrontam diariamente: Qual o peso relativo que os jornais de temática nacional têm na formação da opinião pública? e Qual o risco de se privilegiar um pequeno grupo de jornalistas/colunistas na interface com a mídia?. O autor argumenta, com base em dados de audiência e com apoio em formulações teóricas, que, ao contrário do que acredita a maioria dos profissionais responsáveis pela comunicação de governo, a mídia eletrônica sobretudo a televisão parece ter mais peso que os jornais, e que a relação circular que se estabelece entre fonte de governo/jornalistas acaba por aumentar o poder dos jornalistas e enfraquecer a fonte. Ao final uma breve lista de sugestões para definição de uma estraté-gia de ação comunicativa é apresentada. Palavras-chave: Comunicação de governo; jornal; televisão. ABSTRACT The text tries to answer two questions to which public communicators but not only them are confronted daily: What is the relative weight of the national newspapers in the construction of public opinion? and What is the risk of privileged treatment to a group of newsman/columnists in the interface with the media?. Based in data from audience analysis and in theoretical propositions the author argues that contrary to what the majority of the professionals in charge of governmentcommunication believes the electronic media specially television seems to have more weight than the newspapers and that the circular relationship that is established between government sources and journalists ends up increasing the power of journalists and weakening the sources. At the end a short list of suggestions for the definition of a strategy of communicative action is offered. Keywords: Government communication; newspaper; television.

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Publicado

2008-09-19

Como Citar

Lima, V. (2008). Duas questões de comunicação pública. Comunicação Mídia E Consumo, 2(3), 33–44. https://doi.org/10.18568/cmc.v2i3.24

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global