Consumo como investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negócios
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v9i24.240Palavras-chave:
consumo saudável, mídia de negócios, neoliberalismo, teoria do discursoResumo
O objetivo deste artigo é discorrer sobre a construção do consumidor saudável como parte de uma produção discursiva mais ampla que tem reescrito a ideologia do eu autônomo a partir da proposição de uma “gestão do eu” típica do discurso neoliberal que passou a predominar a partir da década de 1980. Nesse novo cenário, as fronteiras entre trabalho e consumo se tornam indistintas e a figura do empreendedor ressurge para dar conta das noções de capital humano e de consumo como investimento. Dessa perspectiva, o consumo saudável apresenta-se como um dos caminhos possíveis para que o empreendedor de si mesmo possa gerir seu capital humano. Com o objetivo de ilustrar concretamente esse processo, serão apresentados alguns dados de uma pesquisa realizada junto à Revista Exame, no período de 1996-2007, para cuja análise se lançou mão da teoria do discursoDownloads
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Publicado
2012-06-28
Como Citar
Fontenelle, I. A. (2012). Consumo como investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negócios. Comunicação Mídia E Consumo, 9(24), 133–152. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i24.240
Edição
Seção
Artigos