Consumo como investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negócios

Autores

  • Isleide Arruda Fontenelle Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i24.240

Palavras-chave:

consumo saudável, mídia de negócios, neoliberalismo, teoria do discurso

Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer sobre a construção do consumidor saudável como parte de uma produção discursiva mais ampla que tem reescrito a ideologia do eu autônomo a partir da proposição de uma “gestão do eu” típica do discurso neoliberal que passou a predominar a partir da década de 1980. Nesse novo cenário, as fronteiras entre trabalho e consumo se tornam indistintas e a figura do empreendedor ressurge para dar conta das noções de capital humano e de consumo como investimento. Dessa perspectiva, o consumo saudável apresenta-se como um dos caminhos possíveis para que o empreendedor de si mesmo possa gerir seu capital humano. Com o objetivo de ilustrar concretamente esse processo, serão apresentados alguns dados de uma pesquisa realizada junto à Revista Exame, no período de 1996-2007, para cuja análise se lançou mão da teoria do discurso

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Biografia do Autor

Isleide Arruda Fontenelle, Fundação Getúlio Vargas

Seus interesses de pesquisa estão relacionados às transformações sociais e impactos subjetivos, com foco especial para questões voltadas à cultura de consumo e fenômenos comportamentais do capitalismo contemporâneo. É autora do livro ";O nome da marca: McDonald´s, Fetichismo e Cultura Descartável"; - indicado ao Prêmio Jabuti em 2003 - e de vários artigos e capítulos de livros, tendo participado ativamente em congressos nacionais e internacionais. É graduada em Psicologia; com mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1993); doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000); Pós-doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP (2004); e ";Visiting Fellow - Centre for Theorethical Studies in the Humanities and Social Sciences at the University of Essex - United Kingdom";; com Bolsa de Pesquisa no Exterior (Fapesp - 2010/2011).

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Publicado

2012-06-28

Como Citar

Fontenelle, I. A. (2012). Consumo como investimento: a produção do consumidor saudável pela mídia de negócios. Comunicação Mídia E Consumo, 9(24), 133–152. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i24.240