Mediações e letramento midiático: uma aproximação necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i52.2529

Resumo

Neste texto procuramos lançar um olhar sobre a Educação Midiática inspirado na Teoria das Mediações, na perspectiva de Jesús Martín-Barbero (1987, 1997, 2018), considerando a comunicação como aspecto essencial para se pensar a Educação Midiática. Trata-se de estudo que propõe a viabilidade de aproximações entre as duas propostas teóricas, partindo do conceito de letramento midiático e das competências midiáticas apresentadas por Celot e Pérez-Tornero (2009), tendo em vista que as mediações são um aspecto essencial para compreendê-las, e que extrapolam os fatores de entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Cestari Cunha

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (2017) e Mestre pela Faculdade Cásper Líbero (2020). Escolhi começar o mestrado logo após a conclusão da graduação, porque tenho grande interesse na carreira acadêmica. Quero ser professor e pesquisador. Na dissertação, realizei uma aproximação teórica entre jornalismo participativo, letramento midiático e Teoria das Mediações, bem como uma pesquisa empírica sobre esses processos com jovens universitários do ABC Paulista. Também possuo experiência prática com letramento midiático, ao integrar a equipe do projeto Dante em Foco (2015).

Marli dos Santos, Faculdade Cásper Líbero

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda (1979) e Jornalismo (1989) pela UMESP. Estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Goiás, UFG, com a supervisão da profa. Dra. Ana Carolina Rocha Pessoa Temer. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, linha de pesquisa Jornalismo, Imagem e Entretenimento. Líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo contemporâneo: práticas para emancipação social na cultura tecnológica. Coordenadora do GT Estudios sobre periodismo da ALAIC - Associación Latinoamerica de Investigadores de Comunicación e Coordenadora do GT Gêneros Jornalísticos, da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Atuou como coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, de 2011 a 2017. Foi docente titular do curso de Jornalismo da UMESP, de 1999 a 2017, tendo assumido a coordenação de 2011-2013. Orientou inúmeros projetos e trabalhos de conclusão de curso e projetos de iniciação científica. Atuou como docente no Programa de Comunicação Jornalística da PUC-SP e no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Foi repórter, editora, assessora de imprensa e gerente de comunicação em grandes empresas.

Publicado

2021-08-17

Como Citar

Cunha, M. C., & dos Santos, M. (2021). Mediações e letramento midiático: uma aproximação necessária. Comunicação Mídia E Consumo, 18(52). https://doi.org/10.18568/cmc.v18i52.2529

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global