Rever Senna: da morte de um ídolo à construção do herói contemporâneo

Autores

  • Sandra Maria Lucia Pereira Gonçalves Fabico-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i24.256

Palavras-chave:

Ayrton Senna, Herói e mito contemporâneo, Media, Morte.

Resumo

A morte de Ayrton Senna, piloto da Fórmula I, morto em 1994,  é o ponto de partida para se pensar questões concernentes à contemporaneidade. Para o desenvolvimento desse artigo, são utilizadas as seguintes categorias - sociedade midiatizada, velocidade, mito e herói, narcisismo e morte. Essas categorias irão compor o cenário do ídolo. As fontes utilizadas como amostragem para a observação do tratamento dos media sobre este acontecimento são jornais e revistas especiais sobre televisão, assim como artigos de jornais decorrentes da morte de Senna. Diferentes autores comparecem na construção do quadro a ser exposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Lucia Pereira Gonçalves, Fabico-UFRGS

Professora doutora, Adjunto III, do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Graduação em Comunicação Visual pela Escola de Belas-Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura, Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fotodocumentarista.

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Pereira Gonçalves, S. M. L. (2012). Rever Senna: da morte de um ídolo à construção do herói contemporâneo. Comunicação Mídia E Consumo, 9(24), 265–288. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i24.256