“Merchan” como experiência de emancipação e cumplicidade: feminismo, autenticidade e consumo no YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v19i56.2585

Palavras-chave:

influenciadores digitais, feminismo , consumo, Comunicação e consumo, YouTube, performance

Resumo

A partir de debates sobre a práticas que orientam as performances de microcelebridades em plataformas digitais, busca-se compreender como três influenciadoras socialmente engajadas negociam esse status na produção de vídeos patrocinados. Analisa-se qualitativamente seis vídeos ligados a pautas feministas publicados no YouTube pelas brasileiras Júlia Tolezano, Maíra Medeiros e Nátaly Neri. As conclusões apontam para negociações entre as esferas do ativismo e do consumo a partir de dois traços performáticos predominantes: o consumo como experiência de emancipação feminista e reforço da cumplicidade com a audiência.

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Biografia do Autor

Simone Evangelista, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora adjunta da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-doutorado em Comunicação pela mesma instituição.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Evangelista, S. (2022). “Merchan” como experiência de emancipação e cumplicidade: feminismo, autenticidade e consumo no YouTube. Comunicação Mídia E Consumo, 19(56). https://doi.org/10.18568/cmc.v19i56.2585