Feminismo popular e o pacto da branquitude: o papel institucional do Youtube na promoção de redes sobre discursos femininos
The institutional mediation of YouTube: promotion of feminist networks
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v21i61.2925Palavras-chave:
YouTube, Feminismo, influenciadores digitais, redes de colaboração, interseccionalidadeResumo
O artigo investiga campanhas institucionais da plataforma de vídeos YouTube para a formação de redes de discussões sobre direitos femininos. Foram analisadas quatro campanhas (entre 2016 e 2018), subsequentes à chamada primavera feminista brasileira. Argumenta-se, com base nos dados, que tais esforços integram estratégias do YouTube para construir imaginários sobre a plataforma como espaço para pautas democráticas. Ademais, as campanhas fomentaram colaborações posteriores entre as participantes, indicando papel relevante institucional da plataforma no fortalecimento das redes analisadas. Contudo, a partir de um olhar interseccional, destaca-se a preponderância de mulheres brancas nas ações, reforçando um lugar de privilégio da branquitude ao pautar questões relativas ao feminismo.