Feminismo popular e o pacto da branquitude

o papel institucional do Youtube na promoção de redes sobre discursos femininos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i61.2925

Palavras-chave:

YouTube, Feminismo, influenciadores digitais, redes de colaboração, interseccionalidade

Resumo

O artigo investiga campanhas institucionais da plataforma de vídeos YouTube para a formação de redes de discussões sobre direitos femininos. Foram analisadas quatro campanhas (entre 2016 e 2018), subsequentes à chamada primavera feminista brasileira. Argumenta-se, com base nos dados, que tais esforços integram estratégias do YouTube para construir imaginários sobre a plataforma como espaço para pautas democráticas. Ademais, as campanhas fomentaram colaborações posteriores entre as participantes, indicando papel relevante institucional da plataforma no fortalecimento das redes analisadas. Contudo, a partir de um olhar interseccional, destaca-se a preponderância de mulheres brancas nas ações, reforçando um lugar de privilégio da branquitude ao pautar questões relativas ao feminismo.

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Biografia do Autor

Simone Evangelista, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora adjunta do departamento de Teoria de Comunicação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC). Doutora e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi bolsista pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) na mesma instituição. Desenvolve, com apoio do programa Prociência (UERJ), pesquisas relacionadas a entretenimento, ciência e política em plataformas digitais.

Beatriz Brandão Polivanov, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ

Docente e chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma instituição. Doutora e mestre pelo mesmo programa, onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado com bolsa CAPES/PNPD na linha de Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Licenciatura pela Faculdade de Educação também da UFRJ. 

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Publicado

2024-10-24

Como Citar

Evangelista, S., & Polivanov, B. B. (2024). Feminismo popular e o pacto da branquitude: o papel institucional do Youtube na promoção de redes sobre discursos femininos. Comunicação Mídia E Consumo, 21(61). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i61.2925

Edição

Seção

Artigos