O bem-viver à luz da boa mesa: modos de endereçamento e convocações ao consumo em programas culinários do GNT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v19i56.2631

Palavras-chave:

Programas culinários, Televisão, Modos de endereçamento, Convocações ao consumo, GNT

Resumo

Tendo em vista os tensionamentos verificados no estatuto da cozinha no panorama da produção audiovisual recente, este artigo busca compreender as formas pelas quais programas televisivos buscam cativar seus espectadores em sua força de seguidores de valores de consumo. Para tanto, formula operadores de análise para a identificação dos modos de endereçamento no programa culinário, que propomos compreender como gênero específico do discurso televisual. Assim, por meio desse ferramental metodológico, o trabalho examina os programas culinários Tempero de Família – Não joga fora (2021) e Que Marravilha – Delivery (2020), exibidos pelo canal GNT. Como principal resultado do estudo, destaca-se a identificação de  convocações que atendem a demandas latentes de bem-viver formatadas à luz do consumo da comida e da cozinha.

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Biografia do Autor

Nara Lya Cabral Scabin, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi/SP. Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP.SP.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Scabin, N. L. C. (2022). O bem-viver à luz da boa mesa: modos de endereçamento e convocações ao consumo em programas culinários do GNT. Comunicação Mídia E Consumo, 19(56). https://doi.org/10.18568/cmc.v19i56.2631