Quem manda aqui, Alexa? Relações construídas entre vieses de percepção e assistentes pessoais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v20i57.2728

Palavras-chave:

Alexa, IoT (Internet of Things), inteligências virtuais, tecnologias midiáticas

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as relações construídas a partir das modulações entre humanos e máquinas, tendo como premissa a ideia de que são mutuamente afetados, alterando paulatinamente materialidades e subjetividades. Com mais intensidade a partir da era moderna, o imaginário humano concebeu a criação e a convivência pacífica e subserviente com substitutos autômatos, androides e robôs que fossem capazes de realizar as atividades executadas pelo cérebro ou corpo, como um duplo inteligente que estenderia a consciência humana. De bonecas falantes a assistentes pessoais, os aparatos manifestam-se de formas diferentes, apresentando novas experiências de interação. Esta investigação explorou as percepções de utilização da assistente pessoal Alexa a partir da coleta de relatos pessoais de respondentes que não tiveram na infância a presença de tecnologias digitais.  

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Biografia do Autor

Ana Amélia Erthal, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Pós-Doutoranda pela Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes. Mestre (2009) e Doutora (2017) na linha de Tecnologia de Comunicação e Cultura, do programa de pós-graduação em Comunicação pela UERJ. Professora de graduação e Pós da ESPM Rio. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas ESPM Rio. Pesquisadora Associada ao Lab3i ESPM RJ.

Luiz Guilherme de Carvalho Antunes, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

Professor associado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado (1998) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002).

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Erthal, A. A., & de Carvalho Antunes, L. G. (2023). Quem manda aqui, Alexa? Relações construídas entre vieses de percepção e assistentes pessoais. Comunicação Mídia E Consumo, 20(57). https://doi.org/10.18568/cmc.v20i57.2728

Edição

Seção

Dossiê Internacional: As indústrias promocionais e a lógica de plataformas na era digital