Comportamento de utilização de aplicativos móveis entre adolescentes

um estudo comparativo das preferências e tendências entre tstudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i60.2879

Palavras-chave:

Uso de aplicativos, Adolescentes, Escolas, Redes sociais, Comportamento digital

Resumo

O objetivo principal foi identificar os aplicativos mais populares e analisar como os adolescentes utilizam categorias específicas de aplicativos em suas vidas. O estudo é observacional e transversal, envolvendo adolescentes de 12 a 18 anos. A pesquisa utilizou uma amostra de 168 adolescentes e coletou dados por meio do aplicativo "Meu Celular, Meu Vício". Os resultados indicam uma clara preferência dos adolescentes por aplicativos de bate-papo e redes sociais. Embora tenham sido observadas variações entre as escolas, a tendência geral de uso de aplicativos por categoria foi semelhante. Este estudo fornece uma visão abrangente do uso de aplicativos por adolescentes em contextos escolares. Confirmou-se a influência das redes sociais e aplicativos de mensagens na vida dos jovens.

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Biografia do Autor

Marcelo Tiago Balthazar Corrêa, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduação em Educação Física e Especialização em Saúde da Família, ambos pela UNIR.

Laísy de Lima Nunes, Universidade Federal de Rondônia

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Edson dos Santos Farias, Universidade Federal de Rondônia

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Publicado

2024-05-23

Como Citar

Balthazar Corrêa, M. T., Nunes, L. de L., & Farias, E. dos S. (2024). Comportamento de utilização de aplicativos móveis entre adolescentes: um estudo comparativo das preferências e tendências entre tstudantes. Comunicação Mídia E Consumo, 21(60). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i60.2879

Edição

Seção

Artigos