Estereótipos de gênero em textos publicitários ucranianos
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v21i60.2899Palavras-chave:
plataformas de redes sociais, vida pública, estereótipos de gênero, papéis de gênero, discriminaçãoResumo
A discriminação de género é um problema urgente que afeta vários aspectos da vida pública, incluindo a publicidade. No contexto da realidade ucraniana, onde estão a ocorrer transformações e mudanças, é importante identificar e compreender a presença de estereótipos de género e práticas discriminatórias na publicidade. O objetivo do estudo é identificar sinais de discriminação de género na publicidade ucraniana e desenvolver propostas para os ultrapassar. Métodos: análise, generalização, sistematização, síntese. Os resultados de um estudo sobre a discriminação de género nos textos publicitários ucranianos indicam a prevalência de estereótipos de género refletidos nas campanhas publicitárias. O estudo também sugere formas de identificar a discriminação de género em textos publicitários, tais como a análise de papéis, imagens, utilização da linguagem e estereótipos. No entanto, atualmente, na publicidade ucraniana, existe uma tendência para repensar os pontos de vista sobre o produto publicitário. Como resultado do estudo, foram definidas as principais estratégias para ultrapassar a discriminação de género, que incluem a expansão de papéis, a utilização de estereótipos positivos, a emancipação, a cooperação com organizações de género, incluindo a autorregulação da indústria publicitária, e a educação para sensibilizar o público. Como resultado do estudo dos estereótipos de género, verificou-se que os publicitários modernos tendem a compreender a importância de construir uma sociedade tolerante e justa e de criar conteúdos publicitários que afetem positivamente a percepção dos papéis de género e contribuam para o desenvolvimento da igualdade de direitos entre homens e mulheres. Os resultados do estudo podem ser úteis para agências de publicidade, equipes criativas e profissionais de marketing que trabalham na criação de campanhas publicitárias não estereotipadas.