Estereótipos de gênero em textos publicitários ucranianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i60.2899

Palavras-chave:

plataformas de redes sociais, vida pública, estereótipos de gênero, papéis de gênero, discriminação

Resumo

A discriminação de género é um problema urgente que afeta vários aspectos da vida pública, incluindo a publicidade. No contexto da realidade ucraniana, onde estão a ocorrer transformações e mudanças, é importante identificar e compreender a presença de estereótipos de género e práticas discriminatórias na publicidade. O objetivo do estudo é identificar sinais de discriminação de género na publicidade ucraniana e desenvolver propostas para os ultrapassar. Métodos: análise, generalização, sistematização, síntese. Os resultados de um estudo sobre a discriminação de género nos textos publicitários ucranianos indicam a prevalência de estereótipos de género refletidos nas campanhas publicitárias. O estudo também sugere formas de identificar a discriminação de género em textos publicitários, tais como a análise de papéis, imagens, utilização da linguagem e estereótipos. No entanto, atualmente, na publicidade ucraniana, existe uma tendência para repensar os pontos de vista sobre o produto publicitário. Como resultado do estudo, foram definidas as principais estratégias para ultrapassar a discriminação de género, que incluem a expansão de papéis, a utilização de estereótipos positivos, a emancipação, a cooperação com organizações de género, incluindo a autorregulação da indústria publicitária, e a educação para sensibilizar o público. Como resultado do estudo dos estereótipos de género, verificou-se que os publicitários modernos tendem a compreender a importância de construir uma sociedade tolerante e justa e de criar conteúdos publicitários que afetem positivamente a percepção dos papéis de género e contribuam para o desenvolvimento da igualdade de direitos entre homens e mulheres. Os resultados do estudo podem ser úteis para agências de publicidade, equipes criativas e profissionais de marketing que trabalham na criação de campanhas publicitárias não estereotipadas.

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Biografia do Autor

Svitlana Ostapchuk, National Aviation University

PhD, Associate Professor at the Department of Journalism, National Aviation University, Kyiv, Ukraine.

Nataliia Bukina, National Aviation University

PhD, Associate Professor at the Department of JournalismNational Aviation University, Kyiv, Ukraine.

Iryna Kevliuk, National Aviation University

Full Doctor, Senior Lecturer at the Department of Journalism, National Aviation University, Kyiv, Ukraine.

Liana Naumenko, State Tax University

PhD, Associate Professor at the Department of Language Training and Social CommunicationsState Tax University, Irpin, Ukraine.

Galyna Pogrebniak, National Academy of Managerial Staff of Culture and Arts

Full Doctor, Associate Professor at the Department of Directing and ActingNational Academy of Managerial Staff of Culture and Arts, Kyiv, Ukraine

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Publicado

2024-05-23

Como Citar

Ostapchuk, S., Bukina, N., Kevliuk, I., Naumenko, L., & Pogrebniak, G. (2024). Estereótipos de gênero em textos publicitários ucranianos. Comunicação Mídia E Consumo, 21(60). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i60.2899

Edição

Seção

Artigos