“Memes são bons para pensar” ... sobre consumo e cultural material

relato de aplicação de uma atividade avaliativa com o uso de starter packs

Autores

Palavras-chave:

recurso pedagógico, starter pack, comportamento do consumidor, consumo, identidade

Resumo

O texto aborda uma atividade de avaliação aplicada a uma turma de Comportamento do consumidor na qual os(as) alunos(as) deveriam criar e descrever um meme starter pack, correlacionando-o com discussões inerentes à antropologia do consumo e cultura material. Após acumular os trabalhos desenvolvidos ao longo de três semestres, reuni 59 starter packs, que permitiram observar sete temas que mais interessaram, aos(às) alunos(as), abordar: Esporte; Classe; Tecnologia; Música; Estilo de vida; Sexualidade; Política; e Outros. O conteúdo dos memes revela que os(as) estudantes optaram por ilustrar identidades às quais se filiam, mas também exploraram outros grupos sociais dos quais se afastam radicalmente. Esta atividade avaliativa se demonstrou efetiva para promover a compreensão da importância das práticas e dos objetos para a produção de identidades no mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Libardi, UFSCar

Guilherme Libardi:  Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), bolsista CAPES. Realizou missão acadêmica (PROCAD) no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS/USP). Mestre em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Comunicação e Práticas Culturais (UFRGS) e Cinemídia (UFSCar). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6502-7285. E-mail: gblibardi@gmail.com

Publicado

2025-07-16

Como Citar

Libardi, G. (2025). “Memes são bons para pensar” . sobre consumo e cultural material: relato de aplicação de uma atividade avaliativa com o uso de starter packs. Comunicação Mídia E Consumo, 22(63). Recuperado de https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2932

Edição

Seção

Artigos