Mães-torcedoras do futebol pernambucano

investigando o pertencimento feminino nos espaços clubísticos

Autores

Palavras-chave:

futebol; culturas torcedoras; maternagem; esportes e gênero; consumo

Resumo

O artigo propõe um debate sobre a presença de uma parcela específica do público feminino nos espaços clubísticos do futebol pernambucano, composta por mulheres-mães, torcedoras dos times Santa Cruz, Sport Recife e Náutico. De início, contextualizamos as práticas torcedoras do futebol como atividades historicamente masculinas. Em seguida, descrevemos a evolução da participação feminina nas torcidas do país e apresentamos resultados da pesquisa quantitativa, realizada de outubro a novembro de 2023. Na discussão, identificamos hábitos e características dessas torcedoras-mães, frequentadoras dos estádios, revelando quem elas são e como se relacionam com os espaços clubísticos. Por fim, concluímos que se destacam no papel de cuidadoras das crianças e observamos mudanças nos seus comportamentos e níveis de engajamento com seus times, após se tornarem mães. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma de Castro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. Mestra em Comunicação e publicitária pela mesma instituição. Bolsista Capes.

Soraya Maria Bernardino Barreto Januário, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado na McGill University, Institute of Gender,Sexuality and Feminisms (IGSF), Montreal, Canadá. Doutora em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Publicitária e professora do Departamento de Comunicação da UFPE. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE- PPGDH/UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM/UFPE.

Maria Collier de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Maria Collier de Mendonça é Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM e DCOM UFPE). Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Integrante do Grupo de Pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo (GP PHINC UFPE CNPq) e coordenadora do Projeto de Extensão Maternagem, Mídia e Infância na UFPE (@mmi.ufpe).

Publicado

2025-07-16

Como Citar

Souza de Castro Melo, P., Bernardino Barreto Januário, S. M., & Collier de Mendonça, M. (2025). Mães-torcedoras do futebol pernambucano: investigando o pertencimento feminino nos espaços clubísticos. Comunicação Mídia E Consumo, 22(63). Recuperado de https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/3019

Edição

Seção

Artigos