Tomando oportunidades arriscadas na criação de conteúdo jovem: O uso pelos adolescentes de sites de redes sociais para intimidade, privacidade e expressão própria

Autores

  • Sonia Livingstone Escola de Economia e Ciência Política da Londres

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.313

Palavras-chave:

Sites de redes sociais, Comunicação on-line, Identidade, Adolescentes e juventude, Privacidade, Risco on-line, Affordances

Resumo

A explosão de sites de rede social tais como MySpace, Facebook, Bebo e Friendster é em grande parte vista como uma oportunidade emocionante, principalmente para a juventude. No entanto, a resposta do público tende a ser uma intrigante estupefação pelo que parece ser uma geração com muitos amigos, mas pouco senso de privacidade e com um fascínio narcisista com a exposição do self (self-display). Este estudo explora as práticas de redes sociais (networking) dos adolescentes, propondo desvelar as conexões sutis entre oportunidade e risco on-line. Enquanto os adolescentes mais jovens se deleitam com as oportunidades de recriar continuamente uma identidade altamente decorativa e estilisticamente elaborada, os adolescentes mais velhos optam por uma estética mais simples que ressalte suas ligações com os outros, expressando assim uma noção de identidade vivenciada através de relacionamentos autênticos. Este artigo também contrasta a concepção graduada que os adolescentes têm dos seus ‘amigos’ com a classificação binária de sites de redes sociais, sendo esta uma das várias maneiras pelas quais a privacidade on-line é modelada, e enfraquecida, pelas affordances desses sites.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Livingstone, Escola de Economia e Ciência Política da Londres

Sonia Livingstone é Professora de Psicologia Social no Departmento de Mídia e Comunicações na Escola de Economia e Ciência Política da Londres. Sonia Livingston é autora ou editora de dez livros e mais de 100 artigos acadêmicos e capítulos nas áreas de audiências de mídia, as crianças e a Internet, contextos domésticos do uso de mídia e literacia midiática. Dentre seus livros recentes destacam-se Young People and New Media (Sage, 2002), The Handbook of New Media (editado, with Leah Lievrouw, Sage, 2006), e Public Connection? Media Consumption and the Presumption of Attention (com Nick Couldry e Tim Markham, Palgrave, 2007). Atualmente ela dirige a rede de pesquisa temática, EU Kids Online, para o programa EC’s Safer Internet Plus.

Publicado

2012-09-26

Como Citar

Livingstone, S. (2012). Tomando oportunidades arriscadas na criação de conteúdo jovem: O uso pelos adolescentes de sites de redes sociais para intimidade, privacidade e expressão própria. Comunicação Mídia E Consumo, 9(25), 91–118. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.313

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global