Crowdfunding: entre as Multidões e as Corporações

Autores

  • Erick Felinto Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i26.347

Palavras-chave:

Crowdfunding, Multidão, Cultura digital, Comunicação

Resumo

Este artigo examina as práticas de crowdfunding e crowdsourcing no contexto da chamada web 2.0.  Por meio de uma exploração filosófica e sociológica das noções de multidão e de indivíduo, investigamos as tensões ideológicas que cercam essas praticas, encaradas por vezes como libertárias, por vezes como conservadoras.  O artigo aborda estudos de caso que ajudam a ilustrar os aspectos contraditórios do crowdfunding.

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Biografia do Autor

Erick Felinto, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

[1] Pesquisador do CNPq e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ.  Autor dos livros A Religião das Máquinas; Ensaios sobre o Imaginário da Cibercultura (Sulina, 2005) e A Imagem Espectral: Comunicação, Cinema e Fantasmagoria Tecnológica (Ateliê, 2008).

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Publicado

2013-01-02

Como Citar

Felinto, E. (2013). Crowdfunding: entre as Multidões e as Corporações. Comunicação Mídia E Consumo, 9(26), 137–150. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i26.347