Os desafios sobre noticiar e utilizar a tecnologia na televisão: uma análise da coluna Conecte do Jornal da Globo.
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v10i27.394Palavras-chave:
jornalismo audiovisual, telejornais, tecnologia, Jornal da Globo, ConecteResumo
O artigo discute a apropriação da televisão, com foco nos telejornais, das novas tecnologias digitais com base nos conceitos de convergência, narrativas transmidias, cross mídia e dados de pesquisas sobre o uso e o perfil dos usuários de Televisão e da Internet no Brasil. Optou-se para a análise seis edições da coluna Conecte do Jornal da Globo. A observação mostra que mesmo com o crescente número de pessoas com acesso à internet e aos dispositivos digitais a coluna ainda não oferece ferramentas de distribuição e participação aos usuários.
Downloads
Referências
ANTIKAINEN, H.; KANGAS, S.; VAINIKAINEN, S. Three views on mobile cross
media entertainment. 2004. Disponível em: <http://www.souplala.net/show/crossmedia_
entertainment.pdf >. Acesso em: 18 mar. 2013
AQUINO, M. C. Redes Sociais como ambientes convergentes: tensionando o conceito de
convergência midiática a partir do valor visibilidade. Artigo científico apresentado ao
eixo temático “Redes Sociais, Comunidades Virtuais e Sociabilidade”, do IV Simpósio
Nacional da ABCiber em 2010.
FRANÇA, V. A televisão porosa – traços e tendências. In: FREIRE FILHO, J. (Org.). A TV
em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina,
p. 27-52.
FECHINE, Y. A programação da TV no cenário de digitalização dos meios: configurações
que emergem dos reality shows. In: FREIRE FILHO, J. (Org.). A TV em transição:
tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 139-170.
FINGER, C. Crossmedia e transmedia: desafios do telejornalismo na era da convergência
digital. Revista Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 121-132, jul./dez. 2012.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
MÉDOLA, A. S.; REDONDO, L. V. A ficção televisiva no mercado digital. In: RIBEIRO,
A. P. G. (Org.). História da Televisão no Brasil: do início aos dias de hoje. São Paulo:
Contexto, 2010.
MÍDIA dados Brasil 2011. São Paulo, SP: Grupo de Mídia, 2011.
MIGUEL, D. de S. B. P.; et al. Narrativas transmídia – a ideia é só um começo: histórias para
a geração da convergência. Revista Hipertexto, LATEC/UFRJ, v. 2, n. 1, jan-jun 2012.
PRIMO, A.; CASSOL, M. Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias.
Revista Informática na educação: teoria e prática/PGIE-UFRGS, Porto Alegre, v. 2, n. 2,
out. 1999.
PRIMO, A. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos blogs e da
Wikipédia. Trabalho apresentado no VII Seminário Internacional da Comunicação, na
PUC/RS, em 25 de agosto de 2003, no GT “Tecnologia do Imaginário e Cibercultura”.
REZENDE, G. J. de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.
SITE do Jornal da Globo. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,T
LA1027-16024,00.html>. Último acesso : março, 2013.
SITE da Rede Globo. Disponível em: <http://comercial2.redeglobo.com.br/programacao/
Pages/JornaldaGlobo.aspx>. Último acesso:março, 2013.
TOURINHO, C. Inovação no telejornalismo: o que você vai ver a seguir. Vitória: Espaço
Livros, 2009.
VIZEU, A. (Org.). A sociedade do Telejornalismo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008.