Os desafios sobre noticiar e utilizar a tecnologia na televisão: uma análise da coluna Conecte do Jornal da Globo.

Autores

  • Paula Regina Puhl Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Willian Araújo Doutorando em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Aline Streck Donato Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale.

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v10i27.394

Palavras-chave:

jornalismo audiovisual, telejornais, tecnologia, Jornal da Globo, Conecte

Resumo

O artigo discute a apropriação da televisão, com foco nos telejornais, das novas tecnologias digitais com base nos conceitos de convergência, narrativas transmidias, cross mídia e dados de pesquisas sobre o uso e o perfil dos usuários de Televisão e da Internet no Brasil. Optou-se para a análise seis edições da coluna Conecte do Jornal da Globo. A observação mostra que mesmo com o crescente número de pessoas com acesso à internet e aos dispositivos digitais a coluna ainda não oferece ferramentas de distribuição e participação aos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Regina Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Graduada em Jornalismo, Mestre e Doutora em Comunicação Social pela PUCRS. Professora dos Cursos de Comunicação e do Curso Superior em Tecnologia em Produção Audiovisual na mesma instituição.

Willian Araújo, Doutorando em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Graduado em Jornalismo pela UFSM/RS. Mestre em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale e doutorando em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aline Streck Donato, Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Pampa. Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale.

Referências

ANTIKAINEN, H.; KANGAS, S.; VAINIKAINEN, S. Three views on mobile cross

media entertainment. 2004. Disponível em: <http://www.souplala.net/show/crossmedia_

entertainment.pdf >. Acesso em: 18 mar. 2013

AQUINO, M. C. Redes Sociais como ambientes convergentes: tensionando o conceito de

convergência midiática a partir do valor visibilidade. Artigo científico apresentado ao

eixo temático “Redes Sociais, Comunidades Virtuais e Sociabilidade”, do IV Simpósio

Nacional da ABCiber em 2010.

FRANÇA, V. A televisão porosa – traços e tendências. In: FREIRE FILHO, J. (Org.). A TV

em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina,

p. 27-52.

FECHINE, Y. A programação da TV no cenário de digitalização dos meios: configurações

que emergem dos reality shows. In: FREIRE FILHO, J. (Org.). A TV em transição:

tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 139-170.

FINGER, C. Crossmedia e transmedia: desafios do telejornalismo na era da convergência

digital. Revista Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 121-132, jul./dez. 2012.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

MÉDOLA, A. S.; REDONDO, L. V. A ficção televisiva no mercado digital. In: RIBEIRO,

A. P. G. (Org.). História da Televisão no Brasil: do início aos dias de hoje. São Paulo:

Contexto, 2010.

MÍDIA dados Brasil 2011. São Paulo, SP: Grupo de Mídia, 2011.

MIGUEL, D. de S. B. P.; et al. Narrativas transmídia – a ideia é só um começo: histórias para

a geração da convergência. Revista Hipertexto, LATEC/UFRJ, v. 2, n. 1, jan-jun 2012.

PRIMO, A.; CASSOL, M. Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias.

Revista Informática na educação: teoria e prática/PGIE-UFRGS, Porto Alegre, v. 2, n. 2,

out. 1999.

PRIMO, A. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos blogs e da

Wikipédia. Trabalho apresentado no VII Seminário Internacional da Comunicação, na

PUC/RS, em 25 de agosto de 2003, no GT “Tecnologia do Imaginário e Cibercultura”.

REZENDE, G. J. de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.

SITE do Jornal da Globo. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,T

LA1027-16024,00.html>. Último acesso : março, 2013.

SITE da Rede Globo. Disponível em: <http://comercial2.redeglobo.com.br/programacao/

Pages/JornaldaGlobo.aspx>. Último acesso:março, 2013.

TOURINHO, C. Inovação no telejornalismo: o que você vai ver a seguir. Vitória: Espaço

Livros, 2009.

VIZEU, A. (Org.). A sociedade do Telejornalismo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

Publicado

2013-06-04

Como Citar

Puhl, P. R., Araújo, W., & Donato, A. S. (2013). Os desafios sobre noticiar e utilizar a tecnologia na televisão: uma análise da coluna Conecte do Jornal da Globo. Comunicação Mídia E Consumo, 10(27), 35–55. https://doi.org/10.18568/cmc.v10i27.394

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global