Estudos e práticas da economia (e da) política de comunicações na América Latina

Autores

  • Edgard Rebouças UFPE

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v2i5.48

Resumo

Este artigo expõe um panorama do que vem sendo debatido na América Latina com referenciais da economia política das comunicações e das indústrias culturais ao longo dos últimos 50 anos. Mostra ainda como pesquisadores latino-americanos têm se destacado pela junção de aportes do espaço público habermasiano, das políticas de comunicações, da economia política ortodoxa, das “novas” tecnologias e das indústrias culturais. O texto trata também dos riscos da ideologização e/ou do economicismo de muitos estudos e conclui observando a necessidade de mais diálogos entre pesquisadores e áreas. Palavras-chave: América Latina; hibridismo metodológico; economia política; políticas de comunicações; indústrias culturais. ABSTRACT This article expose a panorama of that is being debated in Latin America with theoretical references of the political economy of communications and the cultural industries to the long one of last 50 years. It also shows as Latin American researchers have worked with the hybridization of those approaches: the habermasian public space, the communications policies, the orthodox political economy, the “new” technologies and the cultural industries. The text also deals with the risks of the ideologization and/or the economicism of many studies and concludes observing the necessity of more dialogues between researchers and fields. Keywords: Latin America; methodological hybridism; politic economy; communications policies; cultural industries.

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Publicado

2008-09-18

Como Citar

Rebouças, E. (2008). Estudos e práticas da economia (e da) política de comunicações na América Latina. Comunicação Mídia E Consumo, 2(5), 65–89. https://doi.org/10.18568/cmc.v2i5.48

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global