Conglomerados de mídia e fluxos audiovisuais na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v2i5.49Resumo
O presente trabalho analisa as estruturas de propriedade dos meios e os fluxos de comunicação no espaço audiovisual latinoamericano e revisa as evidências a favor e contra com base na economia política da comunicação e no enfoque da proximidade cultural. O trabalho conclui que embora existam conglomerados locais e regionais independentes dos grandes gigantes globais da comunicação, e apesar de existirem fluxos significativos de mensagens audiovisuais entre países da região, há evidências claras de que os padrões de propriedade e circulação de produtos culturais requerem urgentemente políticas de comunicação que velem pela sobrevivência do interesse público no funcionamento dos meios. Palavras-chave: Economia política da comunicação; conglomerados midiáticos; propriedade e controle dos meios de comunicação; meios de comunicação latino-americanos. ABSTRACT The present work analyzes the structures of property of media and communication flows within the Latin American audio visual space. The work also reviews evidences for and against from the point of view of the political economy of communication and the approach of cultural proximity. The article concludes that although there are regional and local media conglomerates that are independent from the global communications giants, and despiteDownloads
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Publicado
2008-09-18
Como Citar
Lozano, J.-C. (2008). Conglomerados de mídia e fluxos audiovisuais na América Latina. Comunicação Mídia E Consumo, 2(5), 91–121. https://doi.org/10.18568/cmc.v2i5.49
Edição
Seção
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global