Consumo e risco: mídia e experiência do corpo na atualidade

Autores

  • Paulo Vaz UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v3i6.58

Resumo

Este artigo propõe a tese de que o conceito de risco orienta a concepção contemporânea de moralidade. A argumentação se organiza em dois eixos. Um é o diagnóstico de substituição da norma pelo risco como conceito básico por meio do qual os indivíduos na cultura ocidental pensam o poder de suas ações e, desse modo, habitam o tempo. Em outras palavras, esses conceitos orientam o modo como os indivíduos trabalham sobre seus corpos e estados mentais para conquistar um estado de ser no futuro tido como desejável. O segundo eixo aponta os fatores de mudança – a transformação recente do capitalismo e o desenvolvimento tecnocientífico – e propõe os modos como eles afetam a produção de subjetividade. Espera-se, por fim, apontar alguns elementos que explicam a relevância recente dos meios de comunicação para a moralidade cotidiana. Palavras-chave: Risco; norma; capitalismo; tecnologia; mídia. ABSTRACT This article presents the thesis that the concept of risk orients contemporary conceptions of morality. The argument is developed along two axes. First, the diagnostic of the substitution of norm by risk as the basic concept through which Western individuals conceive the power of their actions and therefore inhabit time. These concepts orient the ways in which individuals work upon their bodies and mental states in order to attain a desirable stateof being in the future. The second axe posits a recent transformation in capitalism and techno-scientific developments as agents in the production of subjectivity. Finally, the article elaborates key aspects of the recent relevance of communication media to quotidian morality. Keywords: Risk; norm; capitalism; technology; media.

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Publicado

2008-09-10

Como Citar

Vaz, P. (2008). Consumo e risco: mídia e experiência do corpo na atualidade. Comunicação Mídia E Consumo, 3(6), 37–61. https://doi.org/10.18568/cmc.v3i6.58

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global