Dialogismo: emergência do pensamento latino-americano em comunicação

Autores

  • Yuji Gushiken UFMT

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v3i8.81

Resumo

Neste artigo estuda-se a emergência do pensamento latino-americano em comunicação, tendo como foco a proposta dialógica que, na história das teorias da comunicação, se caracteriza como crítica à mass communication research da sociologia americana. Situa a emergência desse pensamento comunicacional na América Latina em meio a condições de subdesenvolvimento econômico e social, analisando-o também como crítica aos difusionismos culturais e comunicacionais do processo de globalização. Historicamente, o dialogismo atualiza os processos de inovação teórica que reavaliaram a recepção como mediadora e produtora de sentidos nos estudos em comunicação. Palavras-chave: Comunicação; dialogismo; América Latina. ABSTRACT In this article, latin-american thought emergence in communication is studied focusing on the dialogue proposal which, in the history of communication theories, is characterised as a critique of mass communication research in American sociology. Latin-american thought emergence in communication is situated within conditions of economic and socialunderdevelopment being analysed also as a critique of the idea of cultural and communication dispersion of the globalisation process. Historically, dialogism updates the processes of theory innovation which reassesses reception as a mediator and producer of meaning in the studies of communication. Keywords: Communication; dialogism; Latin America.

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Publicado

2008-09-24

Como Citar

Gushiken, Y. (2008). Dialogismo: emergência do pensamento latino-americano em comunicação. Comunicação Mídia E Consumo, 3(8), 73–91. https://doi.org/10.18568/cmc.v3i8.81

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global