Pensando o recolonial nos estudos da Comunicação: reflexões a partir da América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2521

Resumo

A despeito do seu pioneirismo, a tradição de pensamento crítico latino-americano praticamente desapareceu do cenário da pesquisa internacional de referência, a partir da instauração de circuito anglófono, na década de 1990, centrado nos Estados Unidos. Este ensaio tem como objetivo discutir esse fenômeno no contexto de um processo mais amplo de recolonização, conduzido no âmbito da globalização neoliberal e capitalismo acadêmico, com foco na pesquisa latino-americana nos estudos da Comunicação e nos circuitos de Comunicação Científica.  Nesse contexto desfavorável, a América Latina soube preservar um circuito vigoroso de intercâmbio acadêmico, pautado no acesso aberto à produção intelectual. Sustenta-se que esse circuito pode servir de base para a construção de um espaço de circulação acadêmico global mais diversificado, alternativo ao atualmente existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afonso de Albuquerque, Universidade Federal Fluminense

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense

Thaiane de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e da graduação em Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (CiteLab). Coordenadora do Fórum de Editores e Comunicação Científica da UFF.

Publicado

2021-03-22

Como Citar

de Albuquerque, A., & de Oliveira, T. (2021). Pensando o recolonial nos estudos da Comunicação: reflexões a partir da América Latina. Comunicação Mídia E Consumo, 18(51), 102. https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2521

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global