Dos vestígios às imagens: consumo cinematográfico na Belle Époque carioca
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v12i34.874Palavras-chave:
Cinematógrafo, Belle époque carioca, ConsumoResumo
Este artigo pretende empreender uma discussão sobre consumo midiático na virada entre os séculos XIX e XX a partir de algumas fontes presentes em alguns periódicos guardados na Biblioteca Nacional. Por conta da heterogeneidade dessas fontes, optamos por focar a discussão no consumo para traçar alguns caminhos possíveis na sua análise, com ênfase em uma história cultural que englobe os usos e as representações que circularam através da prática cinematográfica. No tratamento dessas fontes, optamos pela metodologia do paradigma indiciário, tal qual pensada por Carlo Ginzburg ao lidar com fontes heterogêneas, aliando a isso a reflexão de Mary Douglas e Baron Isherwood sobre consumo nas sociedades complexas e a de Roger Chartier sobre história cultural. Por fim, situamos nossas questões a partir das análises iniciadas por Vicente de Paula Araújo e Jean Claude Bernardet sobre o cinema brasileiro do período silencioso.
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