Dos vestígios às imagens: consumo cinematográfico na Belle Époque carioca

Autores

  • Pedro Vinicius Asterito Lapera Fundação Biblioteca Nacional

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v12i34.874

Palavras-chave:

Cinematógrafo, Belle époque carioca, Consumo

Resumo

Este artigo pretende empreender uma discussão sobre consumo midiático na virada entre os séculos XIX e XX a partir de algumas fontes presentes em alguns periódicos guardados na Biblioteca Nacional. Por conta da heterogeneidade dessas fontes, optamos por focar a discussão no consumo para traçar alguns caminhos possíveis na sua análise, com ênfase em uma história cultural que englobe os usos e as representações que circularam através da prática cinematográfica. No tratamento dessas fontes, optamos pela metodologia do paradigma indiciário, tal qual pensada por Carlo Ginzburg ao lidar com fontes heterogêneas, aliando a isso a reflexão de Mary Douglas e Baron Isherwood sobre consumo nas sociedades complexas e a de Roger Chartier sobre história cultural. Por fim, situamos nossas questões a partir das análises iniciadas por Vicente de Paula Araújo e Jean Claude Bernardet sobre o cinema brasileiro do período silencioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Vinicius Asterito Lapera, Fundação Biblioteca Nacional

Doutor em Comunicação pelo PPGCOM-UFF e pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional

Referências

ARAÚJO, V. P. A Bela época do cinema brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1985.

BAKHTIN, M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Brasília: UnB, 2008.

BERNARDET, J. Historiografia clássica do cinema brasileiro. São Paulo: Annablume, 1995.

BROOKS, P. The Melodramatic Imagination: Balzac, Henry James, Melodrama and the mode of excess. Londres: Yale University Press, 1995.

CARROLL, N. A Filosofia do horror ou paradoxos do coração. Campinas: Papirus, 1999.

CHARTIER, R. Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes. São Paulo: Cia das Letras, 2006.

________. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia das Letras, 2007.

LAPERA, P. V. A.; SOUZA, B. T. Cinematógrafo e espetáculos de massa através do acervo da Biblioteca Nacional: algumas notas metodológicas. In: BRAGA, J. L.; LOPES, M. I. V.; MARTINO, L. C. (Orgs.). Pesquisa empírica em Comunicação. São Paulo: Paulus, 2010.

SINGER, B. Melodrama and modernity. Nova York: Columbia University Press, 2001.

SÜSSEKIND, F. Cinematógrafo de Letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 2006.

VIANY, Alex. Introdução ao cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1959.

WILLIAMS, L. Screening Sex. Nova York: John Hope Franklin Center Books, 2008.

Publicado

2015-08-28

Como Citar

Lapera, P. V. A. (2015). Dos vestígios às imagens: consumo cinematográfico na Belle Époque carioca. Comunicação Mídia E Consumo, 12(34), 10–29. https://doi.org/10.18568/cmc.v12i34.874

Edição

Seção

Artigos