Simmel e a cidade moderna: uma contribuição aos estudos da comunicação e do consumo
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v4i10.98Resumo
É nas grandes cidades que se dá a maior parte das produções midiáticas e, em geral, elas também são o cenário e o argumento dessas produções. Isso acontece no jornalismo, na publicidade e em toda a indústria do entretenimento. Daí a relevância de se considerarem diferentes argumentações teóricas que possam servir de reflexão a essas práticas comunicacionais. Neste artigo, nos apoiamos na herança teórica de Georg Simmel como importante alternativa para a compreensão da comunicação nas metrópoles. Palavras-chave: Cidade; comunicação; Simmel; indivíduo; dinheiro; conflito. ABSTRACT Most of the media productions takes place in the big cities. In general, the media themselves are the scenery and plot of these productions. This happens in journalism, in advertising as well as in the whole industry of entertainment. Therefore, the relevance of considering different theoretical arguments that may serve as a reflection on these communicational practices. In this article, we rely on George Simmel’s theoretical inheritance as an important alternative to the comprehension of communication in the metropolises. Keywords: City; communication; Simmel; individual; money; conflict.Downloads
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Publicado
2008-09-25
Como Citar
Freitas, R. (2008). Simmel e a cidade moderna: uma contribuição aos estudos da comunicação e do consumo. Comunicação Mídia E Consumo, 4(10), 42–53. https://doi.org/10.18568/cmc.v4i10.98
Edição
Seção
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global