Organizational Communication and Mobile Media: possibilities and challenges

Authors

  • Camila Maciel Campolina Alves Mantovani Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
  • Maria Aparecida Moura Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v14i39.1194

Keywords:

Organizational communication, Mediatization, Mobility, Consume

Abstract

The article seeks to reflect on how the variety of media and mediations (especially mobile media) brought new possibilities for interaction between organizations and their stakeholders, in particular the end customers. By extending the touchpoints between the subjects and the brands, the presence and the almost constant use of digital media end up demanding that organizational communication starts thinking and proposing new strategies to approach and relate with stakeholders. Some initiatives will be presented and discussed here and based upon the reflections brought by mediatization e mobility theories.

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Author Biographies

Camila Maciel Campolina Alves Mantovani, Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Jornalista (UFMG/2002) e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2011) com pesquisa sobre "Narrativas da mobilidade: comunicação, cultura e produção em espaços informacionais". Seus interesses de estudos abrangem: midiatização, mobilidade informacional, comunicação organizacional, estudos de usabilidade, arquitetura de informação, cultura informacional, estudos de consumo (pesquisa aplicada) em ambientes digitais.

Maria Aparecida Moura, Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação

É professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-doutorado em Semiótica Cognitiva e Novas Mídias pela Maison de Sciences de l' Homme(2006-2007). Foi Coordenadora de Políticas de inclusão Informacional da UFMG (2010-2014)(CPINFO/UFMG). É diretora de governança informacional da UFMG ( DGI/UFMG) sendo a autoridade responsável pelo cumprimento da LAI e pela Ouvidoria Geral da UFMG. Coordena o Núcleo de Estudos das Mediações e Usos Sociais dos Saberes e Informações em Ambientes Digitais (NEMUSAD). É professora colaboradora do PPGCOM/UFMG e membro permanente do PPGCI/UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Informação, Comunicação e Educação, com ênfase em tecnologias da informação. Seu escopo e interesses de estudos abrangem: Semiótica aplicada aos estudos informacionais, organização da informação: fundamentos teóricos, mediações e aplicações, análise de redes sociais (ARS) aplicadas aos estudos Informacionais , linguagem, gêneros digitais e formação discursiva, cultura informacional, organização da informação em ambientes colaborativos, dimensões informacionais e socioculturais do consumo e do E- commerce em ambientes digitais .

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Published

2017-04-26

How to Cite

Mantovani, C. M. C. A., & Moura, M. A. (2017). Organizational Communication and Mobile Media: possibilities and challenges. Comunicação Mídia E Consumo, 14(39), 50–66. https://doi.org/10.18568/cmc.v14i39.1194