Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v4i11.107Abstract
Este trabalho discute a posição do sujeito diante das práticas médicas contemporâneas, observadas e analisadas por meio da seleção de alguns enunciados da revista de divulgação científica Superinteressante, sob a luz da análise do discurso desenvolvida no Brasil, fundamentada nos postulados de Michel Foucault. O sujeito, o corpo e a clínica serão, portanto, os três eixos que se evidenciarão na compreensão dos mecanismos de construção da verdade no discurso midiático. Ou seja, uma história cotidiana e seu porvir. Palavras-chave: Sujeito; corpo; clínica; mídia; discurso. ABSTRACT This paper discusses the position of the subject when facing contemporary medical practices. The analysis focuses on a selection of articles from popular-science magazine Superinteressante, based on the principles of discourse analysis developed in Brazil, and supported by the postulates of Michel Foucault. The subject, the body and the clinic, therefore, will be the three axes we could highlight in order to understand the truth building mechanisms within media discourse. In other words, we intend to present a quotidian history and its future. Keywords: Subject; body; clinic; media; discourse.Downloads
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Published
2008-09-25
How to Cite
Milanez, N. (2008). Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia. Comunicação Mídia E Consumo, 4(11), 49–64. https://doi.org/10.18568/cmc.v4i11.107
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Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global
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