A dimensão midiática da canção: a produção de sentido no heavy metal
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v3i6.67Abstract
Partindo da hipótese de que as redes midiáticas contemporâneas acionam estratégias e dispositivos específicos para a produção de sentido, este artigo busca identificar, com base na análise da chamada canção popular massiva e sua articulação com o gênero musical, os princípios que norteiam a construção dessas estratégias e dispositivos mediante o emprego de três operadores analíticos. Uma canção vinculada ao gênero musical heavy metal serve de estudo de caso para a investigação. Palavras-chave: Heavy metal; gênero musical; canção; sociossemiótica. ABSTRACT Based on the hypothesis that contemporary media networks set specific strategies and devices for the production of meaning, this article aims to identify, from the analysis of popular song and its relationship with musical genres, the principles that guide the construction of such strategies and devices by means of the utilization of three analytical operators. A song from the heavy metal musical genre serves as a case study for this inquiry. Keywords: Heavy metal; musical genre; song; social-semiotics.Downloads
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2008-09-10
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Cardoso Filho, J. L. C. (2008). A dimensão midiática da canção: a produção de sentido no heavy metal. Comunicação Mídia E Consumo, 3(6), 201–219. https://doi.org/10.18568/cmc.v3i6.67
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