A arte e o ouro
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v3i9.87Abstract
Este artigo expõe o sistema cromático elaborado por Yves Klein em sua pintura monocromática e o modo como o pintor incorpora em seu projeto de arte o comportamento econômico da obra de arte como um valor de mercado, transcendendo a pintura em direção ao vazio de uma criatividade “pura”. A análise do uso específico do ouro, feito por Klein, em sua relação com a tradição européia, faz a ligação entre esses dois temas. Palavras-chave: Yves Klein; relação entre arte e dinheiro; cor na pintura; cor azul; ouro. Abstract This article exposes the chromatic system elaborated by Yves Klein in his monochrome painting and the way Klein incorporates the economical behaviour of the art work as a market value in his artistic project transcending painting towards the nothingness of “pure” creativity. The analysis of Klein’s specific use of gold in its relation to European tradition makes the link between these two themes. Keywords: Yves Klein; relation between art and money; colour in painting; the colour blue; gold.Downloads
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Published
2008-09-24
How to Cite
Haas, B. (2008). A arte e o ouro. Comunicação Mídia E Consumo, 3(9), 11–42. https://doi.org/10.18568/cmc.v3i9.87
Issue
Section
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global
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