Do mito do centro mediado ao mito do big data: reflexões do papel da mídia na ordem social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v16i47.2126

Resumen

Nessa palestra, eu gostaria de traçar uma linha que vai do meu trabalho inicial com a televisão até o meu trabalho atual sobre dados e dataficação que expõe o que mudou e o que não mudou em relação a essa questão fundamental da ordem social. Por dataficação, quero dizer a pressão sentida em todos os lugares atualmente, incluindo as companhias de televisão, para converter todos os aspectos da vida em dados dos quais valores, em especial valores econômicos, podem ser extraídos. Ao fazê-lo, vou falar muito sobre o meu trabalho. Espero que não pareça algo egoísta. O meu objetivo é exatamente o contrário: ao refletir sobre as mudanças e continuidades do meu próprio pensamento, quero trazer dimensões ocultas de mudança social que me fizeram ver claramente, dimensões essas que são muito importantes na compreensão da ordem social em sociedades dataficadas.

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Biografía del autor/a

Nick Couldry, London School of Economics and Political Science

Professor de Mídia, Comunicação e Teoria Social da London School of Economics and Political Science.

Publicado

2019-12-10

Cómo citar

Couldry, N. (2019). Do mito do centro mediado ao mito do big data: reflexões do papel da mídia na ordem social. Comunicação Mídia E Consumo, 16(47), 407–431. https://doi.org/10.18568/cmc.v16i47.2126