Atualização do Mapa do Jornalismo Independente no Brasil: modelos de negócio em funcionamento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i62.2922

Palabras clave:

sustentabilidade, arranjos jornalísticos, mapa do jornalismo independente

Resumen

Este trabalho propõe uma atualização do Mapa do Jornalismo Independente do Brasil, lançado pela agência Pública em 2016. Considerando que o levantamento se tornou ponto de partida para muitas pesquisas acadêmicas, faz-se necessário saber quais iniciativas permaneciam ativas ou não. A investigação partiu das 217 iniciativas presentes no Mapa, categorizando-as em ativas, inativas e híbridas. Aplicou-se, ainda, um filtro para separar as jornalísticas das não-jornalísticas. Ao final, 77 iniciativas estavam encerradas e, dentre elas, a maioria foi desativada por dificuldades financeiras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Stefanie Carlan da Silveira, UFSC

Stefanie Carlan da Silveira. Professora adjunta do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR-UFSC). Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM/USP). Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisadora do grupo COM+/USP. E-mail: stefanie.silveira@ufsc.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6767-6839.

 

Alessandra Natasha Costa Ramos, Univ. Nova de Lisboa

Alessandra Natasha Costa Ramos. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo (CELACC-USP) e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR-UFSC), na linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Inovação, e doutoranda no programa de PhD em Media Digitais da Universidade NOVA de Lisboa. É fundadora e mantenedora do site independente especializado em música alternativa: Palco Alternativo (www.palcoalternativo.com.br) e pesquisadora no Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor) e do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem, vinculado ao CNPq.  E-mail: natasha.ramos88@gmail.com.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4521-0493.

Publicado

2024-12-26

Cómo citar

Carlan da Silveira, S., & Costa Ramos, A. N. (2024). Atualização do Mapa do Jornalismo Independente no Brasil: modelos de negócio em funcionamento. Comunicação Mídia E Consumo, 21(62). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i62.2922

Número

Sección

Artigos