O biopoder nos meios de comunicação: o anúncio de corpos virtuais
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v3i6.59Resumen
A crescente divulgação de pesquisas e “descobertas” biomédicas pelos meios de comunicação atesta novas formas de cuidado com o corpo. O artigo enfatiza o anúncio de virtualidades no campo da saúde e da doença, particularmente as sustentadas pela medicina genômica e pela epidemiologia dos fatores de risco. Ressaltamos algumas transformações no modo como os indivíduos são incitados a zelar pela própria saúde, hoje caracterizado em especial pela gestão permanente dos riscos de desenvolver doenças virtuais. Palavras-chave: Mídia; saúde; risco; doenças virtuais. ABSTRACT The growing media attention on biomedical research and “latest findings” speak of new forms of body care. The present article highlights media coverage of body virtualities concerning health and sickness, especially those supported by genomic medicine and by the epidemiology of risk factors. We discuss some transformations in the way in which individuals are urged to care for their health. This is specially characterized today by the permanent management of the risks of developing virtual diseases. Keywords: Media; health; risk; virtual diseases.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-09-10
Cómo citar
Bruno, F. (2008). O biopoder nos meios de comunicação: o anúncio de corpos virtuais. Comunicação Mídia E Consumo, 3(6), 63–79. https://doi.org/10.18568/cmc.v3i6.59
Número
Sección
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.