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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

1. A revista Comunicação, Mídia e Consumo aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva), em fluxo contínuo, de autores titulados como doutores, sob a forma de artigos científicos, entrevistas e resenhas ligadas à área da Comunicação. Doutorandos, mestres e mestrandos somente podem submeter textos em co-autoria com doutores. Em casos excepcionais, a revista avalia submissões de textos já publicados que tenham sido traduzidos para outro idioma distinto do original.

2. Os trabalhos podem ser enviados em um dos três idiomas: português, espanhol e inglês.

3. Ao inscrever seu texto, o autor deve retirar seu nome e possíveis alusões de identificação, tendo em vista o objetivo de assegurar a avaliação cega por pares (double blind peer review). Limpar inclusive o campo “Propriedades do autor”.

3.1. Em casos de autocitação, os autores do manuscrito deverão substituir o “Nome do autor” pela palavra “Autor”, excluindo o título da obra. O mesmo procedimento deverá ser adotado nas referências bibliográficas.

 3.2. O resumo da biografia do autor e dos co-autores deve ser informado apenas no formulário de submissão. No preenchimento do formulário, devem constar afiliação institucional e titulação. A filiação deve conter: a principal instituição a qual o autor está vinculado; nome do programa de pós-graduação; faculdade e departamento. Na titulação, informar a qualificação acadêmica de maior valor do autor, e a instituição que concedeu. No caso de alunos doutorandos e mestrandos, informar o nível que cursam e a instituição a qual estão vinculados.

4. Todos os textos submetidos à revista passam por um processo de desk review que compreende dois procedimentos básicos: em uma primeira triagem, verifica-se o cumprimento dos requisitos formais estabelecidos nas normas de submissão da revista Comunicação, Mídia e Consumo; na sequência, procede-se a verificação de plágio por meio de software específico, SafeAssign. No caso de identificação de plágio ou outro tipo de discordância com as normas, o trabalho é recusado e o(s) autor(es) devidamente informado(s). Uma vez aceito em primeira instância, sem identificação de autoria, o texto passa por duas avaliações feitas por membros do Conselho Técnico-Científico e/ou pareceristas ad hoc. Em caso de divergência de pareceres, o trabalho é submetido a um terceiro avaliador. O resultado da avaliação é comunicado ao(s) autor(es), acompanhado de uma síntese dos pareceres. A decisão final sobre a publicação é de responsabilidade da Coordenação Editorial. 5. Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, entrevistas e resenhas, inclusive do ponto de vista ético, da originalidade do texto e dos direitos de imagem. Devem também assegurar que o trabalho não está sendo avaliado por outra revista.

5. Um autor que tenha tido texto publicado na revista deve considerar um intervalo de 12 meses a contar da publicação do artigo para realizar nova submissão à revista.

6. Em caso do trabalho ser aprovado para publicação, o autor assinará termo de cessão de direitos autorais à revista.

Normas para apresentação dos originais

1. O autor deverá enviar o trabalho em arquivo digital (Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, desde que não ultrapasse 2MB), em fonte Times New Roman, formato A4, corpo 12, com entrelinhas de 1,5, em submissão ao sistema SEER da revista Comunicação, Mídia e Consumo.

2. São aceitos textos em português, inglês e espanhol.

3. Os originais devem ser encaminhados em arquivo digital e deverão constar os itens a seguir, respeitando-se esta ordem:

·         Título, resumo e palavras-chave em português e em inglês. Caso o texto seja escrito originalmente em inglês ou espanhol, esses itens devem ser apresentados em um dos outros três idiomas aceitos pela revista.

·         Títulos e subtítulos curtos.

·         O resumo deve ter no máximo dez linhas.

·         Palavras-chave, de três a cinco, separadas por ponto e vírgula e sem ponto final.

·         Citações e referências devem ser elaboradas seguindo as mais recentes normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). CONSULTE AQUI OS EXEMPLOS DE CITAÇÕES E REFERÊNCIAS.

Artigos: textos com dimensão entre 25 a 40 mil caracteres, contendo análise, reflexão e conclusão sobre temas acadêmicos. Títulos e subtítulos curtos. Notas de rodapé, apenas as indispensáveis, observando a extensão máxima de três (3) linhas. Não serão aceitas notas que contenham apenas referências. Estas deverão estar listadas, ao final do texto, no item 'Referências'. Não serão aceitos anexos e glossários.

A quantidade de caracteres (25 a 40 mil caracteres) contempla título, resumo nos dois idiomas solicitados, corpo do texto e referências bibliográficas. Na totalização dos caracteres, será considerado o recurso de contagem de palavras do software word, a considerar: caracteres (com espaço) incluindo caixas de texto, notas de rodapé e notas de fim.

Caso haja imagens, indicar no corpo do texto o local de inserção e enviá-las em arquivo separado. As imagens devem ser apresentadas em alta resolução (300 dpi – em jpg ou tif) e largura mínima de 10 cm (altura proporcional).

Entrevistas: textos com dimensão entre 4.200 a 7.000 mil caracteres, contendo breve contextualização sobre o entrevistado, cujos estudos sejam relevantes para a área da Comunicação e suas articulações com a mídia e o consumo.

Resenhas: textos com dimensão entre três 4.200 a 7.000 mil caracteres, contendo o registro e a crítica de livros e teses.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Declaração de Direito Autoral

Em caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor assinará termo Cessão de Direitos Autorais à revista (versão impressa e online), conforme o formulário para download.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.