Chamada para Artigos - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global

Chamada para Artigos

Revista Comunicação, Mídia e Consumo

Título: Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global

Editoras convidadas: Ana Cristina Suzina (Institute for Media and Creative Industries, Loughborough University London) e Paola Madrid Sartoretto (Jönköping University, Sweden)

Este número vai discutir o desenvolvimento do pensamento comunicacional latino-americano com o objetivo de identificar e refletir sobre os elementos que caracterizam uma epistemologia latino-americana nos estudos da comunicação. O número especial também tem como objetivo oferecer subsídios para alimentar discussões sobre as relações Sul-Sul nos estudos da comunicação. Convidamos a uma discussão sobre a relação entre “problemas de comunicação na vida pública” (Waisbord 2019) e perspectivas de estudos em mídia e comunicação da América Latina, de-centralizando as cosmologias e visões de mundo ocidental e euro-centradas e ancoradas na subjetividade masculina hegemônica.

Recentemente, alguns trabalhos reconheceram essa tradição latino-americana como uma contribuição para a constituição do campo dos estudos da comunicação (Pertierra e Salazar 2019; Stephansen e Treré 2019). Porém, não obstante a forte tradição e produção prolífica da região, a marginalidade dos estudos latino-americanos de comunicação na academia ocidental (Estados Unidos e Europa Ocidental) é notada e vivenciada por acadêmicos latino-americanos familiarizados com os ambientes acadêmicos do Ocidente (Enghel e Becerra 2016; Ganter e Ortega 2019).

As diferentes dinâmicas de marginalização afetam a produção acadêmica e as perspectivas epistemológicas de estudiosos e grupos minoritários de e/ou baseados em instituições do Sul Global, em particular. Estudos críticos recentes mostraram que os legados da colonialidade e da supremacia branca permeiam a academia, resultando na sub-representação de estudiosos não ocidentais e não brancos nos fluxos internacionais de publicação e citação (Chakravartty et al. 2018; Rao 2019), e evidenciando o domínio absoluto no campo de epistemologias provenientes dos Estados Unidos e da Europa Ocidental (veja Wasserman 2020).

Este número especial pretende problematizar o domínio das teorias ocidentais nos estudos de mídia e comunicação, reconhecendo e questionando a posição de marginalidade das teorias desenvolvidas na América Latina.

Os artigos devem abordar alguma das seguintes questões e/ou perspectivas:

1. Diálogo Sul-Sul na produção acadêmica: debates sobre a incorporação de referentes teóricos e a realização de estudos de caso entre países do Sul Global

2. Descolonização dos estudos de mídia, comunicação e consumo na América Latina: análises estatísticas sobre frequência de referências bibliográficas em revistas acadêmicas ou bancos de teses, com o intuito de discutir em que medida latinos citam latinos e/ou em que medida incorporam matrizes ocidentais na construção de marcos teóricos referenciais

3. Revisão bio-bibliografica de autores latino-americanos referentes no campo da comunicação na América Latina, com preferência para autores cuja obra emergiu a partir de 1995, apresentada em formato de artigo ou ensaio, para descrever vida e obra de autores de referência nos estudos de mídia, comunicação e consumo na região

4. Reflexões sobre a experiencia da internacionalização nos estudos de comunicação: como os latinos se inserem no debate internacional sobre mídia, comunicação e consumo

5. Reflexões ontológicas decoloniais sobre o campo da mídia, comunicação e consumo problematizando a universalização e/ou localização dos fenômenos sociais dentro da disciplina

 

Instruções para o envio de artigos:

Os artigos, com textos com dimensão entre 25 a 40 mil caracteres, podem ser enviados em português, espanhol, francês ou inglês, unicamente pelo sistema eletrônico da revista: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/about/submissions

 

Serão especialmente valorizadas contribuições em coautoria entre pesquisadores de vários países, que abordem essas questões em nível regional.

Dúvidas e consultas podem ser feitas em contato com as editoras convidadas, pelos e-mails a.suzina@lboro.ac.uk e paola.sartoretto@ju.se.

 

Calendário:

Prazo para envio de artigos: 01 de setembro de 2020

Comunicação dos artigos selecionados: 10 de outubro de 2020

Envio dos artigos revisados: 01 de dezembro de 2020

Data estimada para publicação: abril de 2021

 

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Call for papers

Journal Comunicação, Mídia e Consumo

Title: Latin American communication epistemologies: de-westernization challenges and perspectives in the Global South

Guest Editors: Ana Cristina Suzina (Institute for Media and Creative Industries, Loughborough University London, United Kingdom) and Paola Madrid Sartoretto (Jönköping University, Sweden)

 

This special issue will discuss the development of Latin American epistemologies in media and communication studies, with a view to identify and reflect about its foundational elements. The especial issue also aims to produce subsidies to spark discussions about South-South relations within the fields of media, communication, and consumption. We invite contributions about the relation between “communication problems in the public life” (Waisbord 2019) and the Latin American perspectives in media and communication studies, decentering Western and Eurocentric cosmologies anchored on the hegemonic white-male subjectivity.

The Latin American school has recently been recognized for its contribution to the field of media and communication studies (Pertierra and Salazar 2019; Stephansen and Treré 2019). Despite a strong tradition and prolific scholarly production, the region’s marginality is noted and experienced by Latin American scholars familiar with academic environments in the West, particularly in the United States and Western Europe (Enghel and Becerra 2016; Ganter and Ortega 2019).

These dynamics affect scholarly production and epistemological perspectives from scholars and minority groups from and/or based in institutions in the Global South in particular. Recent critical studies have evidenced the sheer dominance of epistemologies coming from the United States and Western Europe in the discipline (see Wasserman 2020) and shown that legacies of coloniality and white supremacy permeate academia resulting in the underrepresentation of non-Western and non-white scholars in publication and citation rates (Chakravartty et al. 2018, Rao 2019).

The special issue will thus problematize Western-based theories in media and communication studies, acknowledging and questioning the marginal position of theories developed in Latin America. 

The articles must address any of the following questions or perspectives:

1. South-South dialogues in academic production: discussions about the incorporation of theoretical references and case studies among countries in the Global South.

2. Decolonization of media and communication studies in Latin America: statistical analyses of citation frequencies in scientific journals and dissertations databases aiming to discuss how Western and Eurocentric dynamics of knowledge production are incorporated or challenged.

3. Bio-bibliographic review of Latin American authors in the fields of media, communication and consumption, prioritizing authors whose work emerged from 1995 and onwards. The review can be presented either as an article or as an essay describing the life and work of referential authors in the fields of media, communication and consumption in Latin America.

4. Reflections about internationalization experiences in media and communication studies: how is it possible to include Latin Americans in international debates about media, communication and consumption.

5. Analyses about decolonial ontologies in media and communication studies, questioning the universalization and/or localization of social phenomena within the discipline. 

 

Instructions for manuscript submission

Manuscripts between 25 and 40 thousand characters can be submitted in Portuguese, Spanish, French or English exclusively through the journal manuscript submission system: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/about/presentaciones

We welcome multi-country co-authored contributions that address these questions and themes at a regional level.

Enquiries should be directed to the guest editors Ana Cristina Suzina a.suzina@lboro.ac.uk and Paola Madrid Sartoretto paola.sartoretto@ju.se

 

Publication Schedule:

Submission delaine: 1/09/2020

Decision on selected submissions: 10/10/2020

Submission of revised manuscripts: 01/12/2020

Estimated publication date: April 2021

 

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Convocatoria de artículos

Revista Comunicação, Mídia e Consumo

Título: Pensamiento comunicacional latinoamericano: desafíos y perspectivas de la occidentalización en el Sur global

Editores invitados: Ana Cristina Suzina (Institute for Media and Creative Industries, Loughborough University London, Reino Unido) y Paola Madrid Sartoretto (Jönköping University, Suecia)

 

Este número discutirá el desarrollo del pensamiento comunicacional latinoamericano con el fin de identificar y reflexionar sobre los elementos que caracterizan a una epistemología de América Latina en los estudios de comunicación. El número especial también tiene como objetivo proporcionar información para impulsar las discusiones sobre las relaciones Sur-Sur en los estudios de comunicación.  Les invitamos a una discusión sobre la relación entre "problemas de comunicación en la vida pública" (Waisbord 2019) y las perspectivas de los medios de comunicación y estudios de comunicación latinoamericanos, descentralizando cosmologías y cosmovisiones occidentales y eurocéntricas, ancladas en la subjetividad masculina hegemónica.

Recientemente, algunos trabajos han reconocido la tradición latinoamericana como una contribución a la constitución del campo de los estudios de comunicación (Pertierra y Salazar 2019; Stephansen y Treré 2019). Sin embargo, a pesar de la fuerte tradición y la producción prolífica de la región, los académicos latinoamericanos familiarizados con los entornos académicos de Occidente notan y experimentan la marginalidad de los estudios de comunicación latinoamericanos en la academia occidental (Estados Unidos y Europa occidental). (Enghel y Becerra 2016; Ganter y Ortega 2019).

Las diferentes dinámicas de marginación afectan la producción académica y las perspectivas epistemológicas de los académicos y los grupos minoritarios y/o instituciones basadas en el hemisferio sur, en particular. Estudios críticos recientes mostraron que los legados de colonialismo y la supremacía blanca han permeado la academia, lo que resulta en la subrepresentación de académicos no-blancos y no-occidentales en los flujos internacionales de publicación y citación (Chakravartty et al 2018.; Rao 2019), y en un destacado dominio en el campo de las epistemologías de los Estados Unidos y de la Europa occidental (ver Wasserman 2020).

Este número especial tiene como objetivo problematizar el campo de las teorías occidentales en los estudios de medios, comunicación y consumo, reconocer y cuestionar la posición de marginalidad de las teorías desarrolladas en América Latina.

Los artículos deben abordar cualquier de los siguientes temas y/o perspectivas:

1. Diálogo Sur-Sur en la producción académica: debates sobre la incorporación de referencias teóricas y la realización de estudios de caso entre países del Sur Global

2. Descolonización de planes de estudios sobre medios, comunicación y consumo en América Latina: análisis estadístico de frecuencia de citación en revistas académicas o bases de datos de tesis, con el fin de discutir hasta qué punto América Latina cita y/o en qué medida incorpora matrices occidentales en la construcción de marcos teóricos

3. Revisión bio-bibliografía de autores/as latinoamericanos/as del campo de la comunicación en América Latina, con preferencia por los autores cuya obra emergió a partir de 1995, presentado en formato de artículo o ensayo, para describir la vida y obra de los/las autores/as referentes en el campo de estudios de medios, comunicación y consumo en el subcontinente

4. Reflexiones sobre la experiencia de la internacionalización en los estudios de comunicación: cómo se incluye a los/as latinos/as en el debate internacional sobre medios, comunicación y consumo

5. Reflexiones ontológicas decoloniales en el campo de medios, comunicación y consumo cuestionando la universalización y/o ubicación de los fenómenos sociales dentro de la disciplina.

 

Instrucciones para enviar artículos:

Los artículos, con textos que van de 25 a 40 mil caracteres, pueden enviarse en portugués, español, francés o inglés, exclusivamente a través del sistema electrónico de la revista: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/about/presentaciones

Serán valoradas contribuciones elaboradas en coautoría entre investigadores de varios países que aborden estas preguntas y temas a nivel regional.

Las preguntas y consultas se pueden hacer en contacto con las editoras invitadas, por correo electrónico: a.suzina@lboro.ac.uk y paola.sartoretto@ju.se

 

Calendario:

Fecha límite para la presentación de artículos completos: 1 de septiembre de 2020

Comunicación de artículos seleccionados: 10 de octubre de 2020

Presentación de artículos revisados: 1 de diciembre de 2020

Fecha estimada de publicación: abril de 2021