CONSUMO DIGITAL COMO PERFORMANCE SOCIOTÉCNICA: Análise dos usos da plataforma de streaming de games Twitch

Sandra Montardo, Suely Fragoso, Mariana Amaro, Samyr Paz

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir as interrelações entre performance, consumo digital e condicionantes de interface na plataforma de streaming de games Twitch. Considerações teóricas sobre os três aspectos são comparadas às respostas obtidas através de um questionário online, respondido por 177 usuários brasileiros do Twitch. Os resultados indicam que, a despeito da importância do aspecto de mídia social para o Twitch, as interfaces não facilitam a interação social. As relações hierárquicas implícitas entre os streamers e o público não resultam apenas da expertise dos primeiros. O consumo digital demanda que eles demonstrem outras habilidades, como a performance “entreter”. O próprio Twitch coloca desafios adicionais para os streamers e viewers, de ordem técnica e cognitiva, mas a base de usuários parece ser auto-motivada o suficiente para superar esses obstáculos do sistema.

Palavras-chave


Consumo digital; Performance; Twitch; Affordance; Interface

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v14i40.1301

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